Início > Planejamento e Projetos Especiais > São Gonçalo participa de encontro da InREDE

São Gonçalo participa de encontro da InREDE

Publicado em:  27/04/2023

Evento no Mato Grosso do Sul tem apoio da ONU Habitat

A Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais (Semgipe) está representando o município de São Gonçalo no 4º Encontro da Rede Brasileira de Institutos de Planejamento (InREDE), que acontece em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul. Com apoio institucional do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU Habitat), da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) e da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GmbH), o evento, que começou na última quarta (26) e segue nesta quinta-feira (27), tem o objetivo de construir uma rede de planejamento urbano. Ao todo, participam 19 instituições e prefeituras de todo o país.

“Durante o encontro temos a possibilidade de trocar experiências com outros municípios, demonstrar o trabalho que temos construído e nosso esforço de implementação de uma cultura de planejamento, além de estarmos inseridos em uma rede”, destacou a secretária da Semgipe, Maria Gabriela Bessa.

A Rede Brasileira de Institutos de Planejamento (InREDE) é uma entidade que surgiu a partir de instituições municipais focadas em pesquisa, informação, planejamento e desenho de políticas públicas urbanas, cuja principal finalidade é reunir institutos de planejamento brasileiros para que desenvolvam atividades que fortaleçam coletivamente a cultura do planejamento nos municípios brasileiros.

Em São Gonçalo, a Semgipe, pasta criada na gestão do prefeito Capitão Nelson, atua na busca ativa e ampliação de captação de recursos externos como forma de ampliar o acesso da população a serviços e equipamentos públicos.

A Semgipe surgiu após a identificação dos problemas estruturais enfrentados pelo município, sendo um dos principais o volume de recursos restritos para o desenvolvimento e oferta de políticas públicas para a população gonçalense. É através da secretaria que é feita a integração, o monitoramento e a elaboração dos projetos estratégicos do governo, com captação de recursos, usando ferramentas de planejamento e gestão.