Início > Agricultura e Pesca > São Gonçalo participa da Expointer, no sul do País

São Gonçalo participa da Expointer, no sul do País

Publicado em:  29/08/2022

Município representa RJ no pavilhão da agricultura familiar

A agricultura familiar de São Gonçalo está marcando presença na 45º Feira de Agricultura e Agropecuária, a Expointer, que é a maior da América Latina. O evento acontece no Rio Grande do Sul até o dia 4 de setembro. A Cooperativa dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Coopafer) é a única representante do Estado do Rio de Janeiro.

Um dos espaços mais procurados, o Pavilhão da Agricultura Familiar se tornou a principal ação comercial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) pela profissionalização dos empreendimentos e pela quantidade de expositores, que reúne este ano 337 agricultores de 166 municípios brasileiros.

O prefeito de São Gonçalo, Capitão Nelson, falou da importância de valorizar o produtor local e investir na agricultura familiar.

“Aqui na cidade nós temos muitos agricultores com produtos incríveis, fresquinhos e de ótima qualidade. Inclusive, eles estão fornecendo para a merenda escolar das nossas crianças. Nós precisamos investir naquilo que é produzido dentro do nosso município, porque isso gera emprego e valoriza o produtor”, disse.

O secretário municipal de Agricultura e Pesca, Carlos Afonso, disse que essa representatividade mostra que a cidade está no caminho certo e é um incentivo para o produtor local.

“A feira começou neste fim de semana e foi um sucesso, com grande público visitante depois de dois anos funcionando com restrições. A expectativa dos produtores é a melhor possível para as vendas. Isso mostra a importância do pequeno produtor”.

Marco Antonio Coelho, presidente da Coopafer, falou do orgulho em representar a cidade em uma feira desse porte.

“É um orgulho poder trazer o nome da nossa cidade para o Rio Grande do Sul. Nós somos o único representante do Rio de Janeiro. Me sinto orgulhoso de ser agricultor familiar, o caipira de São Gonçalo que está na feira que alavancou a agricultura em todo o país. E agora vai ajudar a crescer a agricultura familiar na nossa cidade. 70% do que se consome nas mesas brasileiras vem da agricultura familiar e, na nossa cidade, isso está começando a renascer”, disse.

Foto: Ascom