Início > Defesa Civil > São Gonçalo orienta população em casos de desastres naturais

São Gonçalo orienta população em casos de desastres naturais

Publicado em:  29/12/2023

“Defesa Civil nas praças” orienta munícipes durante todo o ano

A Prefeitura de São Gonçalo vai intensificar o programa Defesa Civil nas Praças, realizado ao longo de todo ano, para orientar os gonçalenses sobre como agir em situações climáticas adversas. Nos eventos, a Defesa Civil apresenta o trabalho desenvolvido, capacita moradores e incentiva a formação de voluntários.

As ações já foram feitas em vários bairros, entre os quais Arsenal, Nova Grécia, Alcântara, Centro e Santa Isabel, com o objetivo de conscientizar os munícipes para ações de segurança e como eles podem colaborar em situações de emergência, em especial nos períodos de chuva forte.

“O nosso trabalho acontece durante todo o ano para preparar os moradores, principalmente das áreas de vulnerabilidade, para os períodos mais chuvosos. As pessoas precisam saber como agir em caso de ocorrência, como deslizamentos de terra, inundações. Nossa intenção é sempre trabalhar junto com eles”, disse o subsecretário de Defesa Civil, major Felipe Assunção.

A Defesa Civil de São Gonçalo realiza constantemente eventos de capacitação e treinamentos para seus servidores e também junto à população para enfrentamento dos períodos de chuvas e prevenção de desastres naturais.

As capacitações também vêm formando novos voluntários para atuar nas comunidades. São Gonçalo conta com 25 Núcleos de Proteção e Defesa Civil (Nupdec), cujos coordenadores e subcoordenadores são líderes comunitários voluntários de áreas que contam com sirenes do Sistema de Alerta e Alarme do município.