Início > Saúde > São Gonçalo oferece tratamento de fisioterapia

São Gonçalo oferece tratamento de fisioterapia

Compartilhe isso:


Publicado em:  19/09/2021

Unidades municipais e conveniadas garantem atendimento

Atualmente, 625 moradores de São Gonçalo estão em atendimento gratuito de fisioterapia nas unidades municipais. A fisioterapia é um importante meio para tratar, principalmente, problemas relacionados aos movimentos do corpo. É através dela que é possível reabilitar pessoas que tiveram traumas e ficaram com mobilidade reduzida, por exemplo. Ou aquelas que adquiriram doenças ao longo da vida.

Em São Gonçalo, a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil conta com três equipamentos para os gonçalenses, que têm diferentes modalidades à disposição, de média e alta complexidade. Além das três unidades municipais, a cidade tem convênio com outras duas instituições em Niterói.  

Na cidade, os moradores podem fazer fisioterapia no Posto de Atendimento Médico (PAM) Coelho, na Clínica de Reabilitação Nova Cidade e no Centro Especializado em Reabilitação (CER III), em Neves. Em Niterói, os gonçalenses são encaminhados para a Associação Fluminense de Reabilitação (AFR), em Icaraí, e Associação Pestalozzi, em Pendotiba. Para ter acesso aos serviços, os gonçalenses devem passar por avaliação médica, que vai indicar a necessidade do serviço e solicitar a inserção na regulação em reabilitação. 

“O fisioterapeuta é o responsável por prevenir, diagnosticar e tratar os problemas relacionados às funções e aos movimentos do corpo humano. Por isso é bem comum que pessoas acidentadas, com vícios de postura, doenças adquiridas ou alterações genéticas sejam encaminhadas a esse profissional. Por meio de terapias manuais, prescrição de exercícios e utilização de aparelhos, é possível não só prevenir problemas, mas tratar distúrbios e reabilitar o organismo. Desse modo, o indivíduo ganha uma qualidade de vida melhor, com mais autonomia, habilidades motoras restabelecidas e bem-estar”, disse o regulador do Serviço de Reabilitação da Secretaria de Saúde de São Gonçalo, Pedro D’ávila Lima. 

Mas mais de 7,5 mil pessoas já foram atendidas pela regulação em reabilitação no período de três anos. Para ter acesso aos serviços, os gonçalenses aguardam, em média, 30 dias para iniciarem a reabilitação. No entanto, casos prioritários iniciam imediatamente o acompanhamento e tratamento. A fisioterapia é oferecida para todas as idades, inclusive para bebês. “Avaliamos os casos mais urgentes, que não podem esperar, e realizamos a inserção o mais rápido possível”, completou Pedro.

O tempo e o tipo de tratamento depende de cada indivíduo e do seu desenvolvimento com o serviço. Maitê Soares Santos Silva Pereira, de 11 meses, realiza o tratamento na Clínica de Reabilitação Nova Cidade desde os três meses de vida devido a um torcicolo congênito (deformidade motora da cabeça e do pescoço). Ela está na fase final do tratamento. “Ela já desenvolveu bastante, tinha dificuldade para se mexer e já melhorou muito. Só tenho a agradecer aos profissionais daqui”, disse Kelly Soares Santos Silva, mãe de Maitê.

O entregador de farmácia Delson Leal Alcântara, de 43 anos, caiu da laje, há cerca de dois anos, e há um ano realiza a reabilitação, também em Nova Cidade. Ele teve várias sequelas devido a um traumatismo craniano encefálico (TCE) e teve dificuldade de locomoção e motora. “Ele não sentava, não ficava em pé sozinho e tinha dificuldades na fala. O tratamento está ótimo, já evoluiu muito. Tudo que não fazia, está fazendo. Ainda precisa de ajuda, mas já está até andando pela casa comigo do lado. Já fica sentado, em pé e desenvolveu muito a fala. Os profissionais daqui são maravilhosos, não só como profissionais, mas como pessoas”, elogiou a esposa, Adriana da Fonseca Moreira.  

Outras técnicas 

Dentro da fisioterapia, há outras técnicas de tratamento, como a quiropraxia. Em São Gonçalo, ela também é oferecida na rede por indicação do especialista e dependendo de cada caso acompanhado.

A Quiropraxia é uma especialidade que lida com o diagnóstico, tratamento e prevenção das desordens do sistema neuro-músculo-esquelético e dos efeitos destas desordens na saúde em geral. Através de técnicas manipulativas, o profissional restaura a movimentação normal das articulações, consequentemente, diminuindo a dor. 

É uma excelente ferramenta para o tratamento da dor sem os efeitos colaterais dos medicamentos. Indicado para o tratamento de hérnias de disco e dores na coluna; alterações posturais; dores de cabeça e enxaquecas; nervo ciático; torcicolos e dorsalgias; tendinites/bursites; zumbidos, lesões por esforço repetitivo (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dorts).  

Autor: Ascom
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content