Início > Cultura e Turismo > São Gonçalo oferece música boa em vários pontos da cidade

São Gonçalo oferece música boa em vários pontos da cidade

Publicado em:  23/09/2022

Comemoração pelos 132 anos vai até domingo

São Gonçalo iniciou com muita música as comemorações pelo aniversário de 132 anos de emancipação político-administrativa na última quinta-feira. Com eventos gratuitos em vários pontos da cidade, o público pôde festejar durante toda a tarde e noite, com atrações para todos os gostos. A Praia das Pedrinhas, o Centro de Tradições Nordestinas e o palco da Avenida Jornalista Roberto Marinho receberam milhares de pessoas. A comemoração musical na cidade se estenderá até domingo.

Pagode das Pedrinhas – Depois da abertura empolgante pelos integrantes da bateria da Escola de Samba Unidos do Porto da Pedra e suas passistas, a segunda atração de quinta-feira (22) do evento Pagode das Pedrinhas foi o grupo Pagode do Adame, que pela primeira vez se apresentou na programação de aniversário de São Gonçalo.

“Todo o grupo é formado por gonçalenses e, para nós, foi uma honra participar dessa grande festa pela primeira vez na nossa carreira. Esperamos que seja a primeira de muitas”, afirmou Pablo Adame, integrante do grupo.

Nos intervalos do shows, o DJ Amarelo tocou as músicas mais bombadas do momento, animando a população que não desanimou nem com a chuva que caiu no fim da noite. DJ Amarelo volta ao palco nessa sexta-feira (23), que também vai receber o grupo Extrelato, às 14h, e Thiago Dê, às 17h.

No sábado (24), além do DJ Amarelo, que toca em todos os dias do evento, também se apresenta Duduzin, das 14h às 16h, e Maycon André, das 17h às 19h; e no domingo (25), No Compasso, das 12h às 14h, e Calmaê, das 15h às 17h.

Centro de Tradições Nordestinas – No segundo dia de apresentações culturais pelo aniversário da cidade, o Centro de Tradições Nordestinas, em Neves, recebeu um grande show da Orquestra Municipal de São Gonçalo. Sob a regência do maestro Paulo Guarany, a Orquestra encantou o público. Um convite para que todos pudessem cantar e dançar grandes sucessos interpretados pelos músicos.

O set list foi diversificado, com canções regionais, como Baixa do Sapateiro, Flor de Liz, Brasileirinho, Tico-tico no fubá, Eu sou o samba e Canta Brasil. No final da apresentação, o Centro de Tradições Nordestinas virou uma grande pista de dança, tendo como última música o samba Explode Coração, que foi sucesso no início da década de 1990 quando foi interpretado pela escola de samba Acadêmicos do Salgueiro.

Nesta sexta-feira, às 19h, o responsável pelo show é o artista musical Dinei Liandro. Em seguida, às 22h, quem sobe ao palco é o grupo de pagode Extrelato. No sábado, às 17h, a atração é o Bloco Inter de Limão, que vai levar muita música boa para a população. Fechando as apresentações, no domingo (25), às 10h, a festa é dedicada para a criançada, com recreação infantil e espetáculos do Circo da Alegria. Já às 14h, a dupla Aline e Suelen apresenta um repertório diferenciado da música brasileira.

Antiga Avenida Maricá – No primeiro dia de shows no palco da Avenida Jornalista Roberto Marinho, antiga Avenida Maricá, o público gospel compareceu em peso para prestigiar a festa em homenagem aos 132 anos de São Gonçalo na noite de quinta-feira.

A noite começou com a Renata Henriques, que levantou a população gonçalenses. Logo depois, Gabi Oliveira subiu ao palco, seguida do pastor Arthur Calasans, que cantou seus maiores sucessos. O público também se emocionou com o show da pastora Mariana Valadão. E a noite foi encerrada com Midian Lima, que levou o público ao delírio cantando e dançando do início ao fim do show.

Nesta sexta-feira (23) o show fica por conta da funkeira Lexa, dos pagodeiros Tiee e Maykon Andre, além da bateria da escola de samba Porto da Pedra. Os portões abrem às 17 horas, com entrada gratuita.

O evento contou com o apoio da concessionária Águas do Rio na distribuição de água para a população

Outros palcos – Também estão sendo realizadas atividades culturais e recreativas em outros pontos da cidade. O Centro Cultural Joaquim Lavoura, o Lavourão, abre as portas para os artistas locais se apresentarem, de 18h às 22h, nesta sexta-feira e sábado. No domingo, as atrações começam mais cedo, de 10h às 18h. Na Praça Estephânia de Carvalho, no Zé Garoto, a população vai poder conferir as atrações do “Música na Praça”, um festival que vai reunir show infantil, encontro de danças, apresentações musicais e atividades circenses. Nesta sexta, de 10h às 15h, no sábado de 10h às 20h, e do domingo de 11h às 20h.

Foto: Julio Diniz e Fábio Guimarães