Educação
São Gonçalo já convocou mais de 2.500 profissionais aprovados nos concursos da Educação
02/05/2025
Alunos recebem orientações sobre trânsito, meio ambiente, esporte e cidadania
Para fornecer uma formação completa aos alunos da rede municipal de São Gonçalo, além das atividades pedagógicas já realizadas nas escolas, a Secretaria de Educação realiza diversas parcerias com outros setores da administração pública visando proporcionar conhecimento e novas vivências para os alunos.
O projeto ‘Defesa Civil do Futuro’, da Subsecretaria de Defesa Civil de São Gonçalo, vai até as escolas para promover uma cultura de prevenção e percepção de risco, desenvolvendo uma sociedade mais consciente no futuro. Por meio de atividades lúdicas e esportivas, o projeto é dividido em quatro etapas, uma vez por semana, e atende alunos de 7 a 12 anos, com o objetivo de visitar uma nova escola da rede municipal a cada mês.
O Programa Educacional de Resistências às Drogas (Proerd), da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, tem como objetivo discutir e alertar sobre a temática das drogas, do abuso de álcool e vícios dentro das escolas municipais. Todo semestre, diversas escolas são contempladas, recebendo um curso detalhado que leva conscientização e conteúdos de forma lúdica para os alunos.
O projeto “Estudo Vivo”, da Secretaria de Meio ambiente e Transportes, que acontece na APA Estâncias de Pendotiba, tem objetivo de conectar os alunos da rede municipal de ensino com a natureza e promover a conscientização sobre a importância da biodiversidade, ensinando aos jovens desde cedo a importância de cuidar do meio ambiente, para que se tornem cidadãos conscientes e responsáveis. As vivências ocorrem todas as terças e quartas-feiras em dois horários: das 9h às 11h e das 14h às 16h. A escola que deseja realizar o agendamento para visitação dos espaços pode se inscrever pelo e-mail projetoestudovivosg@gmail.com.
Também da Secretaria de Meio ambiente e Transportes e desenvolvido pelo Departamento de Educação para o Trânsito, o projeto “Escola Cidadã” ensina os alunos, através de palestra e videoaulas, sobre a importância do cuidado no trânsito, de olhar para os dois lados da rua ao atravessar, o cuidado que os adultos devem ter para não dirigir depois de ingerir bebidas alcoólicas, os cuidados ao andar de moto e outros. Dessa forma, as crianças já crescerão tendo essas noções de trânsito.
O Programa Forças no Esporte (Profesp), realizado na Ilha das Flores, acontece no contraturno escolar, onde os alunos realizam atividades esportivas e assistem palestras socioeducativas. O Profesp oferece atividades esportivas que estão de acordo com a cartilha do Ministério da Defesa e incluem futebol, vôlei, atletismo, natação, handebol, cabo de guerra, funcional, corrida, entre outras.
Além disso, o programa oferece palestras para os jovens e está implementando o reforço escolar. O Profesp é uma vertente do Programa Segundo Tempo, do Governo Federal, desenvolvido pelo Ministério da Defesa, com o apoio da Marinha, em parceria com os Ministérios do Esporte e do Desenvolvimento Social e Agrário.
Autor: Ascom
Foto: Renan Otto
Notícias relacionadas
Mais Acessados