Início > Esporte e Lazer > São Gonçalo oferece aulas gratuitas de tai chi chuan

São Gonçalo oferece aulas gratuitas de tai chi chuan

Publicado em:  17/01/2024

Modalidade integra o projeto “Qualidade de Vida e Longevidade”

Uma arte marcial milenar chinesa que proporciona inúmeros benefícios para a saúde e melhora a qualidade de vida daqueles que a praticam. O tai chi chuan é a nova modalidade oferecida pelo projeto “Qualidade de Vida e Longevidade”, desenvolvido pela Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de São Gonçalo.

Professora há mais de 20 anos, Maria Ferreira destacou os benefícios da modalidade, que promove uma sensação de tranquilidade e bem-estar, além de melhorar a flexibilidade e o equilíbrio.

“Durante as aulas, trabalhamos a parte terapêutica do tai chi chuan, que promove a saúde e o bem-estar. São movimentos que trabalham a parte física e mental do praticante. É uma aula que traz melhor equilíbrio, movimentos de defesa pessoal e que trabalham a parte motora, além do controle do estresse”, disse a professora.

A aposentada Iracema Pereira, de 63 anos, moradora da Trindade, nunca tinha ouvido falar da prática chinesa. Ao passar pela Praça da Trindade, um dos locais onde a atividade é oferecida, ficou interessada e logo fez a inscrição.

“Minha vida melhorou absurdamente desde quando comecei a praticar atividade física nos projetos da Prefeitura. Hoje em dia faço ginástica e tai chi chuan e não consigo mais ficar sem as atividades. Por muitos anos tomei remédio, fiz fisioterapia e nada melhorava minhas dores na coluna. Hoje em dia, consigo viver sem dores e sem remédios”, comentou Iracema.

A dona de casa Zeli de Souza, de 58 anos, afirma que o tai chi chuan mudou sua vida.

“Fui diagnosticada com diabetes e hipertensão e desde que comecei a praticar tai chi chuan minha vida mudou. Reparei também que as crises de ansiedade diminuíram bastante. O dia que não faço a aula o corpo sente falta”, disse Zeli.

O projeto foi criado com o objetivo de promover saúde física e mental através do exercício físico e tem como público-alvo pessoas maiores de 18 anos, sem limite de idade.

O tai chi chuan é oferecido pelo projeto “Qualidade de Vida e Longevidade” em dois locais:

. Praça Leonor Corrêa (Praça da Trindade) – Av. São Paulo, s/n, Trindade

– Segundas, quartas e sextas, de 7h às 9h

. Praça Ex-Combatente – Rua Francisco Portela, s/n, Patronato

– Terças e quintas, de 7h às 9h

Para participar da atividade, basta ir até um dos locais onde ela é oferecida e solicitar os documentos para inscrição.

Foto: Renan Otto