Início > Saúde > São Gonçalo oferece atendimento específico para deficientes

São Gonçalo oferece atendimento específico para deficientes

Compartilhe isso:


Publicado em:  21/09/2021

Centro de reabilitação também disponibiliza aulas de libras e braile

O mês de setembro tem três datas comemorativas para os deficientes. Duas para os deficientes auditivos e uma que engloba todos. A primeira é neste dia 21 – Dia Nacional de Luta da Pessoa Portadora de Deficiência. No dia 26, é o Dia Nacional do Surdo, que também é comemorada, internacionalmente, no último dia do mês (30). Os deficientes de São Gonçalo têm assistência e tratamentos diferenciados através da Coordenadoria de Reabilitação da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil. O Centro Especializado em Reabilitação (CER) Neves oferece, entre outras atividades, aulas de libras e braile.

Pessoas com deficiências visual, auditiva, física ou intelectual têm atenção especial. No setor, os gonçalenses que precisam de tratamentos de terapia ocupacional, psicologia, serviço social, fisioterapia, fonoaudiologia, psicopedagogia, estimulação precoce, órteses de membros inferiores, próteses, cadeira de rodas, cadeira higiênica, muletas e cuidados de equipe multidisciplinar, entre outros, têm acesso ao primeiro atendimento em, no máximo, 30 dias. O atendimento para os deficientes auditivos é marcado dentro de 15 dias. Para estes serviços, a Secretaria de Saúde tem unidades próprias e convênios com várias instituições.

Os pacientes também têm exames, medicamentos e transporte para serem realizados os tratamentos. Através da regulação da reabilitação, os gonçalenses podem ter acesso, além de tratamentos, aos seguintes equipamentos: cadeira de rodas manual adulto e infantil, cadeira higiênica, cadeira adaptada, andador adulto e infantil, muleta, prótese para membros superiores e inferiores adulto e infantil, órtese, calçado sob medida, palmilha sob medida e aparelho auditivo. A Coordenação de Reabilitação fica no G2 do São Gonçalo Shopping (Avenida São Gonçalo, 100, Boa Vista).

Unidades e Modalidades de atendimento:

A cidade conta com unidades próprias de atendimento, como a Clínica de Reabilitação de Nova Cidade para fisioterapia e psicologia e o Centro Especializado em Reabilitação (CER) em Neves, unidade que tem modalidade intelectual, visual e física.

Reabilitação Auditiva – Associação Brasileira de Assistência ao Excepcional (Abrae) e Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos (Apada) em Niterói.

Reabilitação Física – Associação Fluminense de Reabilitação (AFR), Pestalozzi Niterói, PAM Coelho, Clínica de Reabilitação de Nova Cidade, CER III Neves.

Reabilitação intelectual – Abrae, Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação Pestalozzi de Niterói, AFR, Associação Fluminense de Amparo aos Cegos (Afac) e CER III Neves.

Reabilitação Visual – Afac e CER III Neves

Órtese, Prótese e Meios Auxiliares de Locomoção (OPM) – AFR, Pestalozzi, Abrae e Afac.

Autor: Isabelle Villas Boas
Foto: Lucas Alvarenga
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content