Início > Assistência Social > São Gonçalo oferece acolhimento a pessoas em situação de rua

São Gonçalo oferece acolhimento a pessoas em situação de rua

Publicado em:  28/06/2022

Abordagens foram intensificadas após chegada de frente fria

A Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Assistência Social, tem intensificado as ações de abordagens noturnas às pessoas em situação de rua, nas áreas mais vulneráveis da cidade, por conta da passagem de uma intensa frente fria no Estado do Rio de Janeiro. Na noite da última segunda-feira (27), equipes do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) passaram pelos bairros Zé Garoto, Trindade e Colubandê realizando o encaminhamento, de forma voluntária, das pessoas em situação de rua para o Centro de Acolhimento Social Gonçalense (Casg), em Vista Alegre.

O Casg possui atualmente 70 vagas para atender aqueles que tiverem interesse em ir para o local durante as ações de abordagens noturnas. Durante o acolhimento, foi oferecido café da manhã, almoço e jantar, além de uma área para dormir com cobertores.

“Como forma de garantia dos direitos das pessoas em vulnerabilidade social, reforçamos as ações de assistência e acolhimento no município. Lembramos que os técnicos da Assistência Social oferecem durante todo o ano encaminhamento para acolhimentos, sempre de forma voluntária, nunca uma ação compulsória”, disse o secretário de Assistência Social, Edinaldo Basílio.

A ação noturna integra as operações de acolhimento realizadas semanalmente pela Secretaria de Assistência Social em diversos pontos do município, cujo objetivo é oferecer auxílio e acolhimento para as pessoas que vivem em vulnerabilidade social.

Durante o trabalho realizado na abordagem noturna, as equipes oferecem encaminhamento para os equipamentos de acolhimento da cidade, como o Centro Pop, e aqueles usuários de drogas que aceitam ser atendidos são encaminhados para comunidades terapêuticas do município.

Campanha do agasalho – A Secretaria de Assistência Social segue com a campanha “Aquece São Gonçalo 2022 – A solidariedade aquece o coração”. Ao todo, são três locais para doação: a sede da Secretaria de Assistência Social, em Venda da Cruz, a Prefeitura de São Gonçalo e o Partage Shopping, ambos no Centro.

As prioridades para doações são cobertores, lençóis, casacos, calças, meias e luvas. Todas as vestimentas arrecadadas serão entregues para os inscritos no Centro Pop e as pessoas atendidas em abordagens noturnas realizadas pela Assistência Social.

Foto: Dvulgação