Início > Governo e Comunicação Social > São Gonçalo marca presença em evento da ONU na China

São Gonçalo marca presença em evento da ONU na China

Compartilhe isso:


Publicado em:  01/11/2023

Município foi convidado para apresentar o Plano Estratégico Novos Rumos

A Prefeitura de São Gonçalo participou, na última semana, do principal evento da China para o Dia Mundial das Cidades 2023, o Prêmio Global para o Desenvolvimento Sustentável nas Cidades, o “Prêmio de Shanghai”, liderado pelo ONU-Habitat em parceria com o município de Shanghai. São Gonçalo, que apresentou o plano estratégico “Novos Rumos”, foi uma das finalistas da premiação. 

A iniciativa global dedica-se a reconhecer os progressos e realizações notáveis ​​das cidades e municípios de todo o mundo na implementação da Agenda 2030, um plano de ação global que reúne 17 objetivos de desenvolvimento sustentável e 169 metas, criados para erradicar a pobreza e promover vida digna a todos, dentro das condições que o nosso planeta oferece e sem comprometer a qualidade de vida das próximas gerações.

Com o tema “Construindo um futuro urbano sustentável juntos”, o prêmio global recém-construído e pioneiro visa ver o progresso, a estratégia e a ação das cidades no seu próprio contexto.

A cidade de São Gonçalo foi representada pelo secretário de Governo, Fábio Araújo, que destacou a importância da participação do município na cerimônia para seu desenvolvimento e transformação.  

“Foi uma grande experiência e uma grande troca com líderes de várias cidades, empresários e governantes da China e do mundo. Pudemos mostrar o quanto o governo de São Gonçalo tem trabalhado para mudar a vida das pessoas, levando mais dignidade a cada cidadão. Através de um planejamento sério e de grande responsabilidade com recurso público, estamos transformando a cidade e a realidade de cada gonçalense”, afirmou o secretário de Governo. 

Ao todo, participaram da cerimônia representantes de 54 cidades de 16 países dos cinco continentes. São Gonçalo e Salvador, capital da Bahia, foram as representantes brasileiras. 

“Durante a realização do prêmio ocorreram diversos workshop com prefeitos e secretários do mundo inteiro. Pudemos entender cada realidade e soluções aplicadas em busca de uma cidade com mais justiça social e sustentabilidade. Estive com o cônsul do Brasil na China, que viu com muita satisfação a participação da cidade de São Gonçalo no evento de tanta importância mundial”, disse Fábio Araújo.

Toda a viagem foi paga pela organização do evento, sem custos para a Prefeitura.

Autor: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content