Início > Saúde > São Gonçalo mantém serviços essenciais no feriadão da Consciência Negra

São Gonçalo mantém serviços essenciais no feriadão da Consciência Negra

Compartilhe isso:


Publicado em:  17/11/2025

Restaurante do Povo vai funcionar no dia 21, ponto facultativo na cidade     

O feriado do Dia da Consciência Negra, comemorado na próxima quinta-feira (20), será seguido de ponto facultativo nas repartições públicas municipais na sexta-feira (21). O decreto foi publicado no Diário Oficial no dia 12 de novembro e não se aplica aos servidores lotados em cargos de essencialidade ou de interesse público. O Restaurante do Povo, em Alcântara, fica fechado no feriado, mas abre no dia 21. 

Na área da saúde, todas as unidades de urgência e emergência do município vão funcionar, normalmente, durante todo o período, de quinta (20) a domingo (23). São elas: Unidades Municipais de Pronto Atendimento (Umpas) do Pacheco, Nova Cidade e Santa Luzia, os prontos-socorros Central (PSC) e Infantil (PSI), ambos no Zé Garoto; a Maternidade Municipal Dr. Mário Niajar, em Alcântara, e a emergência da saúde mental que funciona no Hospital Luiz Palmier (HLP), no Zé Garoto.  

O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Francisco dos Santos Siqueira (Rua Maria Rita, 883, Patronato) e o Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas (Capsad) Dr. Daniel Gomes da Silva, em Vila Três (Rua Augusto Franco, 52, Vila Três) também abrem normalmente, durante todo o período, 24h. 

As Clínicas Gonçalense do Mutondo e da Família Dr. Zerbini, no Arsenal, ficam fechadas nos dias 20 e 21 e abrem no sábado (22) para os atendimentos de rotina e imunizações, das 8h às 12h. O Centro de Imagens e Especialidades de São Gonçalo (Ciesg) fecha no dia 20 e abre no dia 21 para os pacientes já agendados.  O Hospital do Câncer e do Coração (HCCOR) também funcionará normalmente no dia 21.

Os polos sanitários Washington Luiz Lopes, no Zé Garoto; e Hélio Cruz, em Alcântara, vão funcionar, exclusivamente, para a vacinação antirrábica humana. O primeiro na quinta-feira (20) e o segundo na sexta-feira (21), das 8h às 12h. Se necessária a aplicação do soro antirrábico, o paciente é encaminhado ao Pronto Socorro Central (PSC). Nos casos de acidentes graves que necessitam de atendimento de urgência ou emergência, fora do horário de atendimento do polo sanitário, o paciente também pode ir direto ao PSC para avaliação. 

Todas as outras unidades de saúde da atenção básica e especializada estarão fechadas de quinta-feira (20) até domingo (23): postos de saúde, clínicas, PAMs, CER III, Espaço Rosa, Clínica de Fisioterapia do Centro, Clínica Municipal da Criança, polos sanitários e outros Caps. A Secretaria informa que todas as unidades voltam a funcionar normalmente na segunda-feira (24). 

A Central de Regulação, vai reagendar via WhatsApp todas as consultas e exames que estavam marcados em unidades de saúde que não irão funcionar, na próxima sexta-feira (21), em decorrência do ponto facultativo decretado pelo governo municipal.

Autor: Ascom
Foto: Fabio Guimarães

Notícias relacionadas

Skip to content