Saúde e Defesa Civil
Saúde aprimora atendimento com uso de tecnologia
29/12/2025
Risco de queimadas aumenta por causa da temperatura elevada e clima seco
Com a elevação das temperaturas e a baixa umidade do ar, o verão exige atenção redobrada da população. A Secretaria de Saúde e Defesa Civil da Prefeitura de São Gonçalo alerta para o risco de queimadas, que aumenta significativamente nesta época do ano, impulsionado pelo clima seco. Além disso, é preciso manter a hidratação regular ao longo do dia, usar roupas leves e confortáveis e não esquecer o protetor solar.
A Defesa Civil de São Gonçalo está de prontidão, monitorando a cidade. Além dos danos ambientais, as queimadas colocam em risco a saúde das pessoas, agravam problemas respiratórios e sobrecarregam os serviços de emergência, ao mesmo tempo em que o calor intenso exige cuidados especiais para evitar desidratação, insolação e outros problemas de saúde.
“É importante que a população não pratique queimadas controladas neste período, não ateie fogo em lixo e descarte no local adequado para ser levado pela equipe de coleta. Temos que ter muito cuidado com a saúde no calor, para que a população passe por este período sem ser impactada”, disse o subsecretário de Defesa Civil, Major Felipe Assumpção.
Para a subsecretária de Saúde Coletiva, Thainá Fratane, é preciso redobrar a atenção para idosos e crianças, que desidratam com mais facilidade. Segundo ela, o ideal é evitar exposição direta ao sol e atividades físicas entre 10h e as 16h, ficar atento aos sinais como tontura, fraqueza, dor de cabeça, visão turva ou palpitações. Se surgirem sintomas como confusão mental, desmaio, febre alta, vômitos persistentes, pele muito seca ou queda importante da pressão é necessário procurar atendimento de saúde.
“A atenção deve ser redobrada neste período de calor extremo. Sabemos que a elevação da temperatura exige um esforço maior do organismo para manter o equilíbrio térmico, o que pode sobrecarregar especialmente o sistema cardiovascular. Por isso, é fundamental que a população adote medidas simples, mas eficazes, para se proteger e reduzir riscos à saúde”, afirmou.
Os animais de estimação também necessitam de cuidado redobrado no verão. Passeios com os animais são contraindicados no período das 9h às 16h. Segundo a veterinária Francia Rosana Félix, diretora da Divisão de Zoonoses, a forma que os animais encontram de expôr o calor corpóreo é através da respiração: respiração acelerada, arfando com a boca aberta na tentativa de eliminar o calor do corpo pela respiração.
“O animal pode ficar tonto, com a temperatura elevada, taquicardia e, em casos graves, entrar em colapso na função cardiorrespiratória e até óbito. Em caso de apresentar um desses sintomas, é indicado colocar o animal em área ventilada ou refrigerada, oferecer água fresca e banho com água natural, a fim de reduzir a temperatura corpórea do animal. Em caso de piora, leve o animal ao veterinário para melhor avaliação. Manter água fresca e pôr uma ou duas pedras de gelo na água e permanecer com a ração”, contou.



Autor: Ascom
Foto: Renan Otto
Notícias relacionadas
Mais Acessados