Início > Uncategorized > São Gonçalo mantém expediente normal nesta quinta-feira

São Gonçalo mantém expediente normal nesta quinta-feira

Publicado em:  27/03/2024

Não haverá ponto facultativo no município

O expediente de todas as repartições públicas da Prefeitura de São Gonçalo será normal nesta quinta-feira (28), véspera do feriado da Sexta-Feira Santa. Não haverá ponto facultativo. No dia 29, feriado, a Secretaria de Saúde manterá todas as unidades de urgência e emergência de saúde em funcionamento normal. Dois centros de atenção psicossocial também funcionarão normalmente.

Estarão funcionando 24h as Unidades Municipais de Pronto Atendimento (Umpas) do Pacheco, Nova Cidade e Santa Luzia e os prontos-socorros Central (PSC) e Infantil (PSI), ambos no Zé Garoto. A Maternidade Municipal Dr. Mário Niajar, em Alcântara, também funciona 24h, assim como a emergência da saúde mental que funciona no Hospital Luiz Palmier (HLP), no Zé Garoto.

O Centro de Triagem ao Coronavírus, no Zé Garoto, que realiza os testes para detectar o coronavírus e dengue com encaminhamento médico, abre na sexta-feira (29), das 8h às 13h. Fica fechado no sábado (30) e domingo (31) e reabre na próxima segunda (1º), das 8h às 17h. Vale lembrar que os gonçalenses têm que chegar uma hora antes da previsão de término da testagem.

O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Francisco dos Santos Siqueira, no Centro (Rua General Antônio Rodrigues, 250, Centro, telefone: 2607-5960) e o Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas (Capsad) Dr. Daniel Gomes da Silva, em Vila Três (Rua Augusto Franco, 52, Vila Três, telefone: 3606-9224) vão funcionar 24h durante todo o período.

As Clínicas Gonçalense do Mutondo e da Família Dr. Zerbini, no Arsenal, ficam fechadas na sexta-feira (29) e abrem no sábado (30), das 8h às 12h, para as vacinações contra o coronavírus e para a nova Estratégia Nacional de Vacinação contra a Influenza 2024. O Polo Sanitário Hélio Cruz, em Alcântara, abre na sexta (29), das 8h às 12h, exclusivamente para a aplicação da vacina antirrábica humana nos casos de acidentes.

Quando necessária a aplicação do soro antirrábico, o paciente é encaminhado ao PSC, no Zé Garoto, que funciona 24h todos os dias. Em casos de acidentes graves que necessitam de atendimento de urgência ou emergência, fora do horário de atendimento nos polos sanitários, o paciente pode procurar o PSC para avaliação.

Todas as outras unidades de saúde da atenção básica e especializada estarão fechadas de sexta-feira (29) até domingo (31). São elas: todos os postos de saúde, clínicas, PAMs, CER III, Clínica de Fisioterapia de Nova Cidade, Clínica Municipal da Criança, Espaço Rosa, polos sanitários e outros Caps. A Secretaria informa que todas as unidades voltam a funcionar normalmente na próxima segunda-feira (1º).

Foto: Júlio Diniz/arquivo