Início > Uncategorized > São Gonçalo mantém ações de sanitização

São Gonçalo mantém ações de sanitização

Compartilhe isso:


Publicado em:  14/11/2021

Índices de contaminação por covid-19 seguem em queda   

Mesmo com os índices do coronavírus em constante queda, São Gonçalo continua com as ações de sanitização e pulverização de inseticida pelas ruas da cidade e órgãos públicos nesta semana. Por conta do feriado da Proclamação da República, comemorado na segunda-feira (15 de novembro), as atividades acontecerão a partir de terça-feira, dia 16 de novembro. 

A sanitização tem por objetivo romper a cápsula do coronavírus e eliminá-la do ambiente com o quaternário de amônia de 5ª geração diluído em glicerina, mesma tecnologia usada na China. E a pulverização do inseticida serve para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. 

Nesta semana, a sanitização beneficiará 26 bairros. Os locais são visitados pelas equipes da Vigilância em Saúde Ambiental em motofogs. Os bairros com maior índice de contaminação são priorizados, mas há visitação em todos os locais em semanas alternadas para que recebam a sanitização. 

Os bairros Camarão, Porto Novo, Coelho, Marambaia, Tribobó, Itaoca, Anaia Grande, Colubandê, Monjolos, Largo da Ideia, Novo México, Mutuá, Anaia Pequeno, Arrastão, Barracão, São Miguel, Barro Vermelho, Mutuaguaçu, Arsenal, Eliane, Ieda, Zé Garoto, Centro, Santa Catarina, Mutuapira e Cruzeiro do Sul receberão a visita das motofogs. Se chover, os bairros são colocados na planilha na próxima semana.

Inseticida – A Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo também realiza o trabalho de pulverização de inseticida para eliminar o mosquito Aedes aegypti – transmissor das doenças dengue, zika e chikungunya. Para este trabalho, também são usadas as motofogs, que são monitoradas por GPS e acompanhadas em tempo real pela Secretaria Municipal de Saúde. 

A aplicação do produto será nos seguintes bairros: Lindo Parque, Jardim Catarina, Antonina, Rocha, Nova Cidade, Estrela do Norte, Trindade, São Miguel, Santa Luzia, Luiz Caçador e Recanto das Acácias. Vale lembrar que os produtos utilizados são autorizados pelo Ministério da Saúde e são os mesmos utilizados em todas as cidades do Brasil. 

Programação Sanitização: 

Segunda-feira (15): Feriado

Terça-feira (16): Camarão, Porto Novo, Coelho, Marambaia, Tribobó e Itaoca

Quarta-feira (17): Anaia Grande, Colubandê, Monjolos, Largo da Ideia, Novo México e Mutuá

Quinta-feira (18): Anaia Pequeno, Arrastão, Barracão, São Miguel, Barro Vermelho e Mutuaguaçu

Sexta-feira (19): Arsenal, Eliane, Ieda, Zé Garoto, Centro, Santa Catarina, Mutuapira e Cruzeiro do Sul

Programação do controle de arbovirose:

Segunda-feira (15): Feriado

Terça-feira (16): Lindo Parque, Jardim Catarina e Antonina

Quarta-feira (17): Rocha, Jardim Catarina e Nova Cidade

Quinta-feira (18): Estrela do Norte, Jardim Catarina e Trindade

Sexta-feira (19): São Miguel, Santa Luzia, Luiz Caçador e Recanto das Acácias

Autor: Ascom
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content