Início > Educação > São Gonçalo leva alunos da rede municipal para visitar exposição do MAR

São Gonçalo leva alunos da rede municipal para visitar exposição do MAR

Publicado em:  07/09/2023

Mostra do Museu de Arte do Rio foi montada na Praça Chico Mendes

Cultura e arte para os alunos da rede municipal de São Gonçalo. Ao longo deste mês de setembro, as escolas farão visitas à exposição itinerante “Meu Lugar”, do Museu de Arte do Rio (MAR), montada na Praça Chico Mendes, no bairro Raul Veiga. A Secretaria de Educação da Prefeitura de São Gonçalo montou um calendário especial para garantir que as escolas tenham oportunidade de visitar a mostra. Nesta semana, estudantes da Escola Municipal Aurelina Dias Cavalcanti, que fica no bairro Amendoeira, visitaram o espaço.

“Nós, professores e responsáveis que acompanhamos a visita, achamos muito cativante, pois através de reapresentações em quadros, as crianças puderam se enxergar e perceber que todos nós temos um lugar, explorando as possibilidades de expressão e interpretação da diversidade cultural como uma forma de ver e viver, seja ele de onde for, independente de sua forma física, pois estamos sempre em mudanças”, disse a orientadora pedagógica da escola, Rafaela Guimarães.

Em agosto, professores da rede municipal receberam um treinamento de orientação sobre como seria a visita. A proposta da exposição é fazer o público pensar os sentidos do habitar no Estado do Rio de Janeiro, seus problemas ao longo da história e as soluções criativas adotadas no dia a dia nas moradias. “Meu lugar”, que conta com curadoria de Thiago Fernandes, reúne mais de 90 obras de cerca de 40 artistas.

“Ter uma exposição do MAR aqui em São Gonçalo é uma oportunidade maravilhosa para os nossos alunos. Montamos um calendário de visitas para contemplar o maior número de crianças possível, trazendo arte, cultura e diversão para a nossa rede. Estamos muito felizes em poder proporcionar esse momento único para os nossos alunos, eles estão encantados”, afirma o secretário de Educação, Maurício Nascimento.

Além da visitação, a Escola do Olhar, da gerência de Educação MAR, está realizando, em parceria com a Secretaria de Educação, atividades pedagógicas, em escolas municipais, relacionadas à mostra. A equipe de educadores está levando para as escolas jogos pedagógicos como jogo da memória, o “crônicas em caixa” e o “desenhe o Meu Lugar”.

Exposição – A exposição do MAR na Praça Chico Mendes pode ser visitada gratuitamente de quarta a domingo, de 10h às 17h. Além da mostra, há atividades culturais paralelas com artistas locais aos sábados e domingos, na praça. Confira a programação deste final de semana:

Sábado – 9 de setembro

14h – Dança Inclusiva