Início > Educação > São Gonçalo lança revista educativa ‘Brincando e Aprendendo sobre o Trânsito’

São Gonçalo lança revista educativa ‘Brincando e Aprendendo sobre o Trânsito’

Publicado em:  20/09/2021

Objetivo é educar e conscientizar estudantes da rede municipal sobre atitudes no trânsito

Como marco da Semana Nacional de Trânsito em São Gonçalo, a Secretaria de Transportes, em parceria com a Secretaria de Educação, lançou um projeto inédito no município: a primeira revista educativa de trânsito “Brincando e Aprendendo sobre o Trânsito”, voltada para a comunidade escolar.

O documento informativo foi desenvolvido através do Projeto Escola Cidadã, pelo Departamento de Educação no Trânsito da Secretaria de Transportes de São Gonçalo, com o objetivo de contribuir com aprendizagens que favoreçam a aquisição de atitudes seguras no trânsito, refletindo no exercício da ética e da cidadania no espaço público. O conteúdo da revista educativa foi apresentado na manhã desta segunda-feira (20), no Teatro Municipal George Savalla Gomes, pela pedagoga Kiyomi Castro e pelo fiscal de transportes Julio César Alves.

“Foi essencial o trabalho em conjunto entre as secretarias para a elaboração da revista, que será de extrema importância para todos do município. Muitos motoristas que circulam na nossa cidade são indisciplinados. Se a gente começar um trabalho de educação e conscientização dentro de casa, com as crianças, a situação pode ser revertida e, consequentemente, muitos acidentes podem ser evitados. Toda sociedade desenvolvida tem como alicerce a educação e não vamos poupar esforços para propagar ensinamentos para nossas crianças”, disse o prefeito Capitão Nelson.

“Aproveitando a oportunidade da Semana Municipal do Trânsito, regulamentada por lei, estamos lançando oficialmente a revista educativa tão esperada pela nossa secretaria. Nosso objetivo é levar para as escolas os conceitos de educação no trânsito, para que as crianças possam ser a ‘porta de entrada’ para que todos da sua família também se conscientizem”, afirmou o secretário de Transportes, Fabio Lemos.

Os alunos terão a oportunidade de construir aprendizagens significativas brincando, além de argumentar, criticar, interagir e compartilhar ideias com a turma e com o professor. De acordo com o Departamento, a implementação da revista educativa resulta na qualidade da formação dos futuros motoristas e na educação dos jovens para o exercício da cidadania no espaço público, seja como pedestre, passageiro, ciclista ou condutor.

“Vamos começar a conscientizar a população sobre a educação no trânsito através das nossas escolas, que será a porta de entrada nas famílias, além do primeiro canal de comunicação com a população, onde as informações serão propagadas e inseridas na população de nosso município”, disse o secretário de Educação, Maurício Nascimento.

“É gratificante poder implementar um projeto inédito na cidade. Entendemos a importância da iniciativa e acreditamos que pode salvar muitas vidas, pois sabemos do número elevado de acidentes de trânsito na nossa cidade e muitos deles poderiam ter sido evitados por ações como essa que os secretários Fábio e Maurício estão implementando”, reiterou o secretário de Gestão Integrada e Projetos Especiais, Douglas Ruas.

Também estiveram presentes o chefe de gabinete, Eugênio Abreu; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Márcio Picanço; o secretário de Meio Ambiente, Carlos Afonso; a presidente do Ipasg, Marcelle Cipriani; a presidente da Funasg, Mariângela Valviesse; o comandante da Guarda Municipal, Antonio Machado dos Santos; o presidente executivo do Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Setrerj), Márcio Barbosa; além dos diretores e professores que compõem as coordenações pedagógicas da Secretaria de Educação e Subsecretaria de Ações Pedagógicas.

Foto: Renan Otto