Início > Educação > São Gonçalo lança projeto inovador na educação

São Gonçalo lança projeto inovador na educação

Publicado em:  31/10/2017

O projeto Centro de Ensino Inovador (CEI) foi lançado na manhã desta segunda-feira no Teatro Carequinha, na Escola Municipal Ernani Farias, em Neves, com a presença dos secretários municipais de Educação, José Augusto Nunes, e Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Agricultura e Pesca, e Trabalho, Evanildo Barreto. Também fizeram parte da apresentação do trabalho a autora do projeto, Professora Ericka Cunha, a professora Cristina Delou e o professor Maurício de Oliveira Gomes, ambos da UFF, também parceiros na sua idealização, além de diretores e professores de diversas escolas da rede municipal.

O trabalho prevê a criação e montagem de dois Centros de Referência em Ensino Inovador e Empreendedorismo, que vão oferecer oficinas de Tecnologia Digital, Robótica Educacional e Programação de Games e Animações, para 300 (trezentos) alunos da rede municipal de ensino de São Gonçalo, com aprendizagem de vanguarda através de metodologia STEM (Science, Technology, Engineering and Math), em laboratórios que estimulem a prática científico/tecnológica (hands on) como principal ferramenta pedagógica das oficinas, contribuindo para o desenvolvimento de uma cultura empreendedora que estimula o desenvolvimento científico, tecnológico e econômico. Também vai fomentar a formação continuada de professores da rede e estimular pesquisas educacionais voltadas para ampliação desse projeto na rede.

Para garantir a execução do projeto, foi firmada uma parceria entre o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Evanildo Barreto, e o secretário de Educação, José Augusto Nunes. Para o seu desenvolvimento, a Secretaria Municipal de Educação se tornou parceira da Universidade Federal Fluminense. Serão desenvolvidas ações de diagnóstico de alunos da rede pública com Altas Habilidades/Superdotação, assim como promover a formação continuada dos professores da rede para atuarem diretamente com este público-alvo, garantindo com a isso a continuidade do projeto.

Na abertura do evento, o secretário municipal de Educação, professor José Augusto Nunes, falou de sua satisfação em abraçar um projeto tão importante para o município. “É um projeto que a gente vem agradecendo porque chegou num momento que a gente está dentro da secretaria e que a gente sabe na prática de sua necessidade. Quando Érica veio conversar comigo, eu sinalizei pela necessidade que a gente tinha de ter uma rede dando apoio às escolas do município. E o projeto vai dar essa sustentação”, disse José Augusto.

Para o secretário Evanildo Barreto, o projeto vai resgatar a autoestima do gonçalense. “Nós somos um milhão de habitantes, sendo um grande contingente de professores, que são profissionais obstinados. Esse projeto visa, antes de tudo, resgatar a autoestima de pessoas extremamente especiais que hoje estão invisíveis para a sociedade e principalmente para a sociedade produtiva”, afirmou Barreto.

A professora Éricka Cunha concluiu afirmando que o sonho de todos os envolvidos no projeto é que ele se estenda para toda rede, tornando-se uma política pública para São Gonçalo dentro da Educação, da Ciência e da Tecnologia e do Desenvolvimento Econômico. “O projeto vai ser um apoio, uma direção a ser seguida, com foco específico e uma metodologia diferenciada. Muitos já têm projetos e já desenvolvem projetos na escola. A gente só vai oportunizar um espaço mais adequado para o trabalho, com equipamentos e trabalhando em contraturno”, explicou a professora.

Autor: Selma Nogueira
Foto: Jonas Guimarães