Início > Educação > São Gonçalo lança programa de combate ao Aedes aegypti

São Gonçalo lança programa de combate ao Aedes aegypti

Publicado em:  07/11/2017

Com a aproximação do verão, aumenta a preocupação com a incidência de dengue, zika e chikungunya. Por isso, as secretarias municipais de Educação e Saúde firmaram uma parceria com o objetivo de conscientizar a população de São Gonçalo sobre a importância de combater o Aedes aegypti, mosquito transmissor dessas doenças. O projeto está sendo realizado pelo Programa Saúde na Escola, coordenado pela professora Tânia Maria Gonçalves de Almeida e pelo setor de Vigilância Ambiental, dirigido por Adauto dos Santos.

Considerada prioritária, a ação socioambiental faz parte do Programa Saúde na Escola, e foi lançada nesta terça-feira no Espaço Sustentável do shopping Partage, onde serão realizadas palestras, oficinas, exposição e distribuição de material informativo durante todo este mês de novembro nos seguintes períodos: de hoje até o dia 10, dias 13 e 14, e no período de 21 a 24.

Na abertura do evento, o secretário municipal de Educação, professor José Augusto Nunes, afirmou que a secretaria vai apoiar o projeto junto à equipe da Vigilância Ambiental. “Temos juntos esse compromisso de promover a conscientização da população sobre a importância da prevenção dessas doenças transmitidas pelo Aedes aegypti”, ressaltou.

O coordenador de Projetos da Secretaria de Educação, professor Júlio Vidal, falou sobre a importância da integração das secretarias. “O trabalho começou com a integração de meio ambiente e educação e hoje a gente começa a receber a saúde. A gente acredita muita nesta questão da intersetorialidade. Temos que estar cada vez mais próximos, porque políticas públicas consistentes se constroem com a intersetorialidade”, afirmou Júlio.

A exposição mostra cartazes com medidas de prevenção, sintomas das doenças, livros, folhetos e DVDs, além do material usado pelas equipes no combate aos focos do mosquito.

Autor: Selma Nogueira
Foto: Jonas Guimarães