Início > Meio Ambiente > São Gonçalo lança plano de manejo para proteção da Mata Atlântica

São Gonçalo lança plano de manejo para proteção da Mata Atlântica

Publicado em:  21/03/2024

No Dia Mundial das Florestas, município reforça atuação nas APAs

Neste dia 21 de março (quinta-feira), comemora-se o Dia Mundial das Florestas, uma data que destaca a importância dos ecossistemas florestais para a saúde do planeta e para o bem-estar humano. Em São Gonçalo, a ênfase recai sobre um dos biomas mais ricos em biodiversidade e mais ameaçados do mundo: a Mata Atlântica.

A Mata Atlântica é um dos biomas mais diversos e importantes do Brasil, abrigando uma riqueza incomparável de espécies vegetais e animais, além de auxiliar na regulação do clima e dos recursos hídricos. Em São Gonçalo, está presente, sobretudo, nas áreas de proteção ambiental (APAs) do Engenho Pequeno, Alto do Gaia, Itaoca e Estâncias de Pendotiba.

Com o intuito de reconhecer e proteger a biodiversidade única deste bioma, a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de São Gonçalo elaborou o Plano de Manejo Integrado das APAs do Alto do Gaia, Itaoca e Estâncias de Pendotiba. Somente a APA do Engenho Pequeno possuía um Plano de Manejo até então. A última etapa do Plano de Manejo Integrado foi cumprida após sua aprovação pelo Conselho de Meio Ambiente de São Gonçalo, durante reunião realizada no final de fevereiro.

A Lei Federal n° 9.985/2000 (que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza – SNUC), define o Plano de Manejo como o documento técnico no qual se estabelece o zoneamento e as normas para a conservação, manejo e uso dos recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão das Unidades de Conservação (UCs).

O Plano de Manejo Integrado das APAs foi baseado na técnica utilizada no Foundation Document do Serviço de Parques Nacionais Norte-Americanos e a abordagem adaptada ao contexto brasileiro pelo ICMBio para atender às unidades de conservação nacionais. O conteúdo do plano de manejo foi construído a partir da realização de oficinas participativas com atividades em grupos, apoiadas por um guia do participante e um caderno de orientações sobre a oficina com informações específicas das unidades de conservação. O objetivo principal desta metodologia era gerar documentos simples, práticos e de fácil compreensão para o público em geral.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Carlos Afonso, o lançamento do Plano de Manejo Integrado das APAs é um divisor de águas no que diz respeito à conservação das áreas de proteção ambiental existentes no município.

“O Plano de Manejo é um dos principais instrumentos de gestão das unidades de conservação, definindo quais usos são indicados para cada unidade, bem como onde e de que forma estes usos poderão ocorrer. Ele une esforços do governo, organizações ambientais e comunidades locais para promover a conservação das nossas áreas de proteção. Em um momento crucial para a conservação da Mata Atlântica, o Dia Mundial das Florestas serve como um lembrete da necessidade urgente de proteger esse ecossistema vital”, explica.

Balanço de fevereiro da ASAS

A Área de Soltura de Animais Silvestres (ASAS), localizada na APA das Estâncias de Pendotiba, em Maria Paula, apresentou o relatório das atividades realizadas durante o mês de fevereiro de 2024. Durante o período, a ASAS registrou um total de 97 animais recebidos, incluindo diversas espécies da fauna local, 17 solturas bem-sucedidas e 49 encaminhamentos para outras unidades especializadas em tratamento, como o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) e outros.

É fundamental destacar que a ASAS não recolhe animais domésticos vítimas de acidentes ou maus-tratos. A área de soltura recebe exclusivamente animais silvestres, especialmente de espécies nativas da Mata Atlântica que necessitam de resgate.

Contato para resgate de animais silvestres pela ASAS

Telefone da ASAS: (21) 2199-6336

Endereço: Rua Rigel Pacca Corrêa, Maria Paula (APA das Estâncias de Pendotiba)

Comando de Polícia Ambiental