Início > Fazenda > São Gonçalo investe na segurança de dados

São Gonçalo investe na segurança de dados

Publicado em:  19/07/2021

Prefeitura adquire novos servidores para agilizar processos

Para acompanhar os avanços tecnológicos e priorizar a segurança dos seus dados, sistemas e informações, a Prefeitura de São Gonçalo vem realizando investimentos na área tecnológica. Recentemente foram adquiridos dois servidores de última geração que darão mais agilidade e ampliarão a proteção aos dados do município.

“Há muitos anos apontávamos a necessidade da aquisição desses equipamentos para a prefeitura. A nova gestão tem feito um trabalho muito importante nessa atualização, com aquisições significativas para manutenção de sistemas que atendem diretamente ao contribuinte, como emissão de IPTU, licenças e certidões”, destacou Marcelle Oliveira, subsecretária de Informática da Secretaria Municipal de Fazenda.

Há cinco anos os servidores da prefeitura não passavam por uma modernização, aumentando risco de ataques virtuais, vírus e perda de dados em caso de pane das máquinas. Os novos aparelhos já estão em operação, têm papel fundamental na preservação dos dados e serviços e darão segurança e rapidez na realização de backups e processamento de dados.

“Tivemos um ganho na velocidade de processamento nos serviços de rotina que são realizados diariamente”, completou Marcos Paulo, analista tecnológico da Secretaria de Administração.

Garantia dos serviços

Em breve, a Prefeitura terá mais uma novidade para garantir a segurança dos seus dados e informações. Em uma atuação conjunta com a Secretaria de Ordem Pública, Secretaria de Fazenda e Secretaria de Administração, um servidor de backup funcionará como uma nuvem de dados. Será uma segurança a mais para as informações em caso de emergência, incidentes ou danos ao servidor principal. O servidor de backup será um espelho das informações, garantindo que todos os serviços da prefeitura, sejam eles internos, como a emissão de pagamentos aos servidores, arrecadação do município ou emissão de documentos para o cidadão, não sejam prejudicados.

Foto: Lucas Alvarenga