Início > Meio Ambiente > São Gonçalo interdita tanatório após flagrar irregularidades

São Gonçalo interdita tanatório após flagrar irregularidades

Compartilhe isso:


Publicado em:  02/12/2022

Ação conjunta foi realizada pela Posturas, Vigilância Sanitária e Meio Ambiente

Durante ação conjunta realizada pela Secretaria de Meio Ambiente, Subsecretaria de Posturas e Departamento de Vigilância Sanitária, um tanatório que atuava de forma irregular foi interditado na manhã desta sexta-feira (2). O local é responsável por exercer diversos tipos de cerimônias fúnebres e preparação de cadáveres.

Após denúncias, equipes responsáveis pela fiscalização foram até o estabelecimento, que fica no bairro Porto da Pedra, e constataram as diversas irregularidades. 

“Recebemos a denúncia e imediatamente acionamos a Secretaria de Meio Ambiente e a Subsecretaria de Posturas para nos acompanhar na ação. Constatamos que o tanatório não possui o licenciamento sanitário para o funcionamento e utiliza a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) que não corresponde com as atividades que os mesmos desenvolvem no local. Além disso, o estabelecimento não cumpre diversas diretrizes da Lei Municipal 1046/2019, que institui as normas da execução dos serviços funerários da cidade. Com isso, interditamos imediatamente o tanatório até que eles cumpram as normas exigidas pela Saúde”, disse o diretor da Vigilância Sanitária, Marcelo Sá Lima. 

A Subsecretaria de Posturas aplicou uma multa de 50 UFISG, equivalente a R$ 2.073, por falta de alvará, e o proprietário foi intimado a suspender a atividade de tanatopraxia imediatamente. 

Já a Secretaria de Meio Ambiente constatou ausência de manifesto de resíduo, tratamento de esgoto sem destino adequado e falta de tratamento de gases. O responsável pelo estabelecimento foi intimado para que, em até sete dias, apresente os documentos solicitados.  

Autor: Ascom
Foto: Fabio Guimarães
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content