Início > Meio Ambiente e Transportes > São Gonçalo inicia trabalhos para atualização do Plano de Manejo da APA Alto do Gaia

São Gonçalo inicia trabalhos para atualização do Plano de Manejo da APA Alto do Gaia

Compartilhe isso:


Publicado em:  18/11/2025

Oficina de diagnóstico foi realizada na APA de Maria Paula

Foi dado o pontapé inicial para a atulização do Plano de Manejo da APA Alto do Gaia, nesta terça-feira (18), na Área de Proteção Ambiental (APA) das Estâncias de Pendotiba, em Maria Paula. Representantes da sociedade civil e do poder público (entre servidores municipais, pesquisadores, ativistas, integrantes de coletivos sociais organizados e membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente, selecionados conforme o interesse demonstrado na área) participaram da Oficina de Diagnóstico do Plano de Manejo da APA Alto do Gaia.

A iniciativa é promovida pelo Comitê de Bacia Hidrográfica da Baía de Guanabara da Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Agevap) e pela Prefeitura de São Gonçalo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Transportes.

A oficina mantém como princípios centrais a construção coletiva, o diálogo qualificado e a participação ativa dos envolvidos na discussão das demandas e temas relevantes para a unidade de conservação. Neste primeiro momento, são fornecidas informações sobre a APA do Alto do Gaia, incluindo características da área, o turismo da área, os decretos municipais, legislação, dentre outras. Nesta terça, por exemplo, os participantes da oficina receberam uma explicação sobre o objetivo do encontro e, juntos, definiram os marcos históricos da APA, os valores culturais, naturais, as oportunidades e ameaças que vão ajudar nesse primeiro diagnóstico.

“Atualizar o plano de manejo é fundamental para que a APA Alto do Gaia continue sendo cuidada de forma responsável e alinhada à realidade do território. Esse processo não pode ser feito de gabinete; ele precisa da escuta e da vivência de quem conhece o dia a dia da área. Por isso, a participação da sociedade civil, de pesquisadores, servidores e dos diversos grupos mobilizados é tão importante. Cada contribuição ajuda a construir um diagnóstico mais preciso e a definir caminhos mais sólidos para garantir a proteção e o uso sustentável dessa unidade de conservação”, destacou Fábio Lemos, secretário de Meio Ambiente e Transportes de São Gonçalo.

Este é o primeiro momento da atualização do Plano de Manejo da APA Alto do Gaia. Ainda serão feitas outras etapas, como zoneamento, acompanhamento com guia e outras. O documento deve ficar pronto no próximo ano. A atividade integra a continuidade do trabalho desenvolvido no Plano de Manejo Integrado das APAs Estâncias de Pendotiba, Itaoca e Alto do Gaia.

“Ao todo, estão sendo feitos sete Planos de Manejo e um deles é na APA do Alto do Gaia. Em todas elas, estamos realizando oficinas para entender a região. Por isso, a participação dos atores é importante, a comunidade local, a Secretaria de Meio Ambiente, dentre outras pessoas que estão há muitos anos no local e entendem a significância e relevância dessa área de proteção. O Plano de Manejo é regrado pelo roteiro do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)”, disse Lidiane Rufino da Cunha, especialista em recursos hídricos e membro do Comitê de Bacia Hidrográfica da Baía de Guanabara da Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Agevap).

Autor: Ascom
Foto: Fabio Guimarães e Renan Otto

Notícias relacionadas

Skip to content