Meio Ambiente e Transportes
São Gonçalo realiza demolição em Área de Preservação Permanente (APP) de manguezal
18/11/2025
Oficina de diagnóstico foi realizada na APA de Maria Paula
Foi dado o pontapé inicial para a atulização do Plano de Manejo da APA Alto do Gaia, nesta terça-feira (18), na Área de Proteção Ambiental (APA) das Estâncias de Pendotiba, em Maria Paula. Representantes da sociedade civil e do poder público (entre servidores municipais, pesquisadores, ativistas, integrantes de coletivos sociais organizados e membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente, selecionados conforme o interesse demonstrado na área) participaram da Oficina de Diagnóstico do Plano de Manejo da APA Alto do Gaia.
A iniciativa é promovida pelo Comitê de Bacia Hidrográfica da Baía de Guanabara da Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Agevap) e pela Prefeitura de São Gonçalo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Transportes.
A oficina mantém como princípios centrais a construção coletiva, o diálogo qualificado e a participação ativa dos envolvidos na discussão das demandas e temas relevantes para a unidade de conservação. Neste primeiro momento, são fornecidas informações sobre a APA do Alto do Gaia, incluindo características da área, o turismo da área, os decretos municipais, legislação, dentre outras. Nesta terça, por exemplo, os participantes da oficina receberam uma explicação sobre o objetivo do encontro e, juntos, definiram os marcos históricos da APA, os valores culturais, naturais, as oportunidades e ameaças que vão ajudar nesse primeiro diagnóstico.
“Atualizar o plano de manejo é fundamental para que a APA Alto do Gaia continue sendo cuidada de forma responsável e alinhada à realidade do território. Esse processo não pode ser feito de gabinete; ele precisa da escuta e da vivência de quem conhece o dia a dia da área. Por isso, a participação da sociedade civil, de pesquisadores, servidores e dos diversos grupos mobilizados é tão importante. Cada contribuição ajuda a construir um diagnóstico mais preciso e a definir caminhos mais sólidos para garantir a proteção e o uso sustentável dessa unidade de conservação”, destacou Fábio Lemos, secretário de Meio Ambiente e Transportes de São Gonçalo.
Este é o primeiro momento da atualização do Plano de Manejo da APA Alto do Gaia. Ainda serão feitas outras etapas, como zoneamento, acompanhamento com guia e outras. O documento deve ficar pronto no próximo ano. A atividade integra a continuidade do trabalho desenvolvido no Plano de Manejo Integrado das APAs Estâncias de Pendotiba, Itaoca e Alto do Gaia.
“Ao todo, estão sendo feitos sete Planos de Manejo e um deles é na APA do Alto do Gaia. Em todas elas, estamos realizando oficinas para entender a região. Por isso, a participação dos atores é importante, a comunidade local, a Secretaria de Meio Ambiente, dentre outras pessoas que estão há muitos anos no local e entendem a significância e relevância dessa área de proteção. O Plano de Manejo é regrado pelo roteiro do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)”, disse Lidiane Rufino da Cunha, especialista em recursos hídricos e membro do Comitê de Bacia Hidrográfica da Baía de Guanabara da Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Agevap).



Autor: Ascom
Foto: Fabio Guimarães e Renan Otto
Notícias relacionadas
Mais Acessados