Início > Educação > São Gonçalo inicia projeto educativo sobre reciclagem

São Gonçalo inicia projeto educativo sobre reciclagem

Publicado em:  08/08/2023

Iniciativa é levada para alunos de escola no Barro Vermelho

Com o objetivo de trazer ainda mais a temática da preservação do meio ambiente, de forma prática, para dentro da escola, as Secretarias de Educação e de Conservação da Prefeitura de São Gonçalo realizaram, nesta terça-feira (8), o lançamento do projeto “Superguardiões”, na Escola Municipal Joaquim Lavoura, no Barro Vermelho. Durante o evento, os alunos tiveram acesso à informação sobre a coleta e separação de resíduos e tempo de decomposição, além de se divertirem com jogos educativos.

A unidade, que é vizinha do EcoPonto, é a primeira a aderir ao projeto, que consiste em fazer com que os alunos sejam multiplicadores da educação ambiental. A partir desta data, eles levarão resíduos recicláveis de casa para a escola; estes resíduos ficarão no espaço reservado para o armazenamento e, uma vez por semana, serão recolhidos pelo EcoPonto, fazendo com que a escola acumule pontos de acordo com a coleta. Estes pontos podem ser revertidos em passeios escolares no futuro.

“A parceria entre a Secretaria de Conservação e a Cooperativa Ecco Ponto Brasil Sustentável tem como uma das atividades do seu plano de trabalho a realização de ações socioeducativas na comunidade que fica no entorno do EcoPonto. A escolha da Escola Joaquim Lavoura para iniciar essas atividades é uma forma de trabalhar a conscientização ambiental com os alunos, de forma lúdica e prazerosa”, afirmou o secretário de Conservação, Edson Leal.

Presente no lançamento, a subsecretária de Ações Pedagógicas da Secretaria de Educação, Ticiane Vinhaes, entende que os alunos são muito importantes para a conscientização da população em relação à educação ambiental. Para ela, a partir das crianças, os adultos também começam a preservar o meio ambiente de forma ativa, refletindo sobre a questão e separando o lixo para que ele possa ser reciclado.

“A criança contagia muito os pais e, neste caso, vai participar levando os resíduos recicláveis para a escola, que armazena o material em local próprio para que o Ecoponto recolha. É uma iniciativa maravilhosa do ponto de vista pedagógico. Espero que a população também fique contagiada com essa corrente do bem e comece a separar os resíduos dentro de casa”, disse a subsecretária.

Foto: Julio Diniz