Início > Educação > São Gonçalo incrementa merenda escolar

São Gonçalo incrementa merenda escolar

Publicado em:  09/04/2024

Alunos aprovam inclusão do feijão vermelho nas refeições

O almoço desta terça-feira (9) da Escola Municipal Duque Estrada, no Galo Branco, em São Gonçalo, contou com um ingrediente novo: o feijão vermelho. O grão passou pelo teste de aceitabilidade dos alunos, que comeram uma feijoada saudável, preparada com feijão vermelho e carne bovina, com arroz, farofa, couve refogada e laranja como acompanhamentos. Ao final da refeição, os alunos preencheram um cartão dando sua opinião sobre o novo prato.

O teste de aceitabilidade é uma ferramenta de avaliação da aceitação do cardápio pelos alunos da rede municipal, funcionando como indicador da qualidade das refeições oferecidas. Segundo determinação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o teste deve ser realizado nas unidades escolares sempre que houver inclusão de um novo alimento ou preparação nova no cardápio.

“O feijão vermelho é um alimento novo, rico em fibras e nutrientes, que será incluído com o objetivo de diversificar ainda mais o cardápio da alimentação escolar. No teste realizado, a preparação apresentou aceitação de 100% dos alunos. Portanto, o alimento fará parte da próxima chamada pública da agricultura familiar e passará a compor o cardápio a partir do próximo semestre”, disse a nutricionista Bruna Messias.

O secretário de Educação, Maurício Nascimento, acompanhou o teste e ressaltou a importância de saber a opinião dos alunos sobre os alimentos consumidos na escola.

“O nosso foco é fornecer aos alunos da rede municipal uma alimentação escolar de qualidade, onde eles possam desfrutar de uma refeição saudável e saborosa. Por isso, o teste de aceitabilidade deve ser realizado com seriedade, ouvindo o que o aluno tem a dizer. A feijoada saudável foi um sucesso, com certeza iremos incluir no cardápio”, afirmou o secretário.

Foto: Julio Diniz