Início > Saúde > São Gonçalo incentiva uso de dispositivo intra-uterino

São Gonçalo incentiva uso de dispositivo intra-uterino

Compartilhe isso:


Publicado em:  12/04/2022

Três unidades de saúde realizam procedimento contraceptivo

O Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Paism), da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo, vai estimular o uso do dispositivo intra-uterino (DIU) nas gonçalenses. O método contraceptivo pode ser colocado em três locais da rede pública municipal de saúde de São Gonçalo com agendamento prévio e apresentação de exames. Para as servidoras municipais, a  Fundação de Assistência à Saúde aos Servidores de São Gonçalo (Funasg) realiza o procedimento.

As ações de incentivo acontecem em salas de espera de todas as unidades de saúde e naquelas que oferecem o programa do planejamento reprodutivo. O objetivo é o controle da natalidade e qualquer gonçalense com mais de 18 anos pode fazer uso do dispositivo.

“O DIU usado é o Mirena, tem forma de T, e libera hormônio. Ele é indicado para evitar a gravidez e para tratar sangramento uterino anormal, mioma ou endometriose. É um dos métodos mais eficazes e a chance de falha é igual a laqueadura ou vasectomia. É colocado em consultório e tem ação por 5 anos. A mulher para de menstruar ou reduz muito o fluxo, não ovulando e engravidando”, disse a coordenadora do Paism, Patrícia Pinheiro.

O dispositivo pode ser colocado, com marcação prévia, no ambulatório do Hospital Luiz Palmier, no Zé Garoto; na Clínica Municipal Gonçalense do Mutondo e  na Maternidade Dr. Mário Niajar, Mutondo. Esta última para as gestantes e puérperas atendidas na unidade. As servidoras municipais podem procurar a Funasg, que fica no G2 do Shopping São Gonçalo.

Para a colocação é necessário que as gonçalenses tenham os seguintes exames prontos: preventivo recente (até 1 ano); exame de glicemia (sangue), teste de sífilis (VDRL ou teste rápido) e teste de gravidez (TIG ou BHCG). Com os resultados dos exames, elas podem marcar a colocação direto nas quatro unidades onde o serviço é realizado.

As marcações de exames e consultas podem ser feitas em qualquer unidade de saúde da rede pública do município. As gonçalenses devem manter o cadastro com o número de telefone e endereço atualizados para facilitar os agendamentos. 

Autor: Ascom
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content