Início > Cultura e Turismo > São Gonçalo incentiva e democratiza atividade cultural

São Gonçalo incentiva e democratiza atividade cultural

Compartilhe isso:


Publicado em:  01/01/2022

Secretaria se destaca em ações para todos os públicos

A Secretaria de Turismo e Cultura de São Gonçalo vem trabalhando para resgatar a autoestima dos artistas da cidade e promover políticas públicas para todas as vertentes da arte no município.  E, mesmo em meio à pandemia, a pasta conseguiu promover uma série de ações importantes para o cenário cultural da cidade, em especial no último semestre, com a abertura do Teatro Municipal George Savalla Gomes e a realização da Viração Cultural.

Logo nos primeiros meses do ano, o secretário Lucas Muniz vistoriou os principais equipamentos culturais da cidade, como a Lona Cultural do Jardim Catarina e a Casa das Artes, realizando a reforma desses locais, fundamentais para a democratização da cultura, para que a população gonçalense pudesse ter acesso às atrações.  

O Centro Cultural Joaquim Lavoura, sede da Secretaria de Turismo e Cultura, também passou por reformas. Visando a valorização da arte urbana, grafiteiros da cidade foram convidados para dar cor ao local. Esses mesmos artistas estão envolvidos no projeto “Cidade Ilustrada”, que tem transformado o centro de Alcântara em uma galeria a céu aberto. 

Uma das principais e mais importantes manifestações culturais da cidade, a Batalha do Tanque contou pela primeira vez, desde a sua criação, com apoio da Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Turismo e Cultura. Além do fomento da cultura, a Batalha do Tanque é uma significativa fonte de geração de oportunidades para aqueles que participam efetivamente dos duelos, revelando dezenas de artistas que hoje são destaques nacionais na cena do rap.

“Nosso papel é incentivar e dar oportunidade para artistas de todos os segmentos do município. Precisamos fomentar a cultura na vida dos jovens da nossa cidade e fazer com que o gonçalense tenha orgulho e oportunidade de desenvolver seu trabalho dentro do município”, disse o secretário de Turismo e Cultura, Lucas Muniz. 

Uma das prioridades da pasta era a reabertura do Teatro Municipal George Savalla Gomes, que após cinco anos de obra finalizada e duas inaugurações que não saíram do papel pôde, enfim, abrir as portas para a população gonçalense, após conseguir a pendência para liberação do espaço pelo Corpo de Bombeiros.

“Tratamos a inauguração do Teatro Municipal como prioridade desde o primeiro dia de gestão, a pedido do prefeito Capitão Nelson. A cultura e os artistas de São Gonçalo mereciam esse espaço. Com muito trabalho e vontade de dar certo, alinhamos todos os detalhes para cumprimento das exigências feitas pelo Corpo de Bombeiros e pudemos entregar o Teatro para a população que vem comparecendo em peso em todas as atrações”, afirmou o secretário Lucas Muniz.

Desde a noite de abertura, o Teatro Municipal já recebeu mais de 60 espetáculos entre peças teatrais (adulto e infantil), dança, stand up comedy e shows, recebendo mais de 15 mil pessoas, onde cerca de 10 mil deles foram ao local de forma gratuita após ações no Instagram da pasta, cujo objetivo era aproximar o teatro do povo. 

Moradora da Brasilândia, Andréia Fraguas, de 47 anos, participou de diversas ações no Instagram da secretaria e pôde conferir mais de 10 espetáculos, inclusive o da noite de abertura. “Adorei a iniciativa da Secretaria de Turismo e  Cultura, pois muitas pessoas não têm o hábito de ir ao teatro por não ter condições financeiras”, disse Andréia. 

A jovem Juliane Borges, de 18 anos, também destacou a importância da iniciativa da distribuição gratuita dos ingressos. “Muitos gonçalenses não estão acostumados a ir ao teatro, e não há melhor forma de inserção cultural do que sortear entradas e dar oportunidades para conhecer como é um espetáculo teatral. Através dessa iniciativa, muitas pessoas foram ao teatro pela primeira vez na vida. E posso afirmar, que como gonçalense, hoje tenho muito orgulho de ter um espaço com a estrutura do Teatro Municipal no coração da cidade”, afirmou a jovem, moradora do Rocha. 

E, para o próximo ano, a secretaria pretende ampliar o número de espetáculos para a população. Além disso, também há o planejamento da reforma do Teatro Carequinha, em Neves. 

Outra iniciativa que será ampliada é a “Viração Cultural”, que no início de dezembro reuniu mais de 200 artistas gonçalenses, com a ideia de oferecer cultura e entretenimento durante 24 horas ininterruptas para a população. O evento, realizado simultaneamente em quatro locais diferentes, contou com saraus, shows, peças teatrais, espetáculo circense, folia de reis, feira de artesanato, exposições, oficinas, lançamento de livros, entre outras atividades. Para 2022, a secretaria pretende realizar três edições da “Viração Cultural”, ampliando para 10 locais e 500 artistas envolvidos na iniciativa. 

Também para o próximo ano, a secretaria tem a ideia de criar o projeto “Cultura nas comunidades”, que visa levar arte para jovens e adolescentes além de gerar emprego para artistas. 

Economia – Para valorizar o trabalho de artesãos da cidade e incentivar a economia local, a Secretaria de Turismo e Cultura planeja viabilizar a realização de uma feira na Rua Doutor Monte Belo, conhecida como Rua da Feira, no bairro Rio do Ouro.

“A ideia é que a feira seja realizada durante os sábados, fazendo com que os moradores e visitantes conheçam o local”, afirmou o secretário, adiantando a intenção de implementar, ao longo do ano, a feira de artesãos em praças da cidade.

O Centro de Tradições Nordestinas, em Neves, está passando por reformas – com a implementação de cobertura sustentável com sistema de reaproveitamento de água da chuva e iluminação de led – e em breve será reaberto ao público. O espaço tem uma extensão de 22 mil metros quadrados, conta com cerca de 20 quiosques, além de palco para shows e um anexo com estacionamento próprio.

Autor: Ascom
Foto: Renan Otto
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content