Início > Saúde > São Gonçalo incentiva convívio social entre idosos na Clínica do Mutondo

São Gonçalo incentiva convívio social entre idosos na Clínica do Mutondo

Compartilhe isso:


Publicado em:  01/10/2025

Atividade com artesanato comemorou o Dia Internacional do Idoso     

A Clínica Municipal Gonçalense do Mutondo se transformou em um espaço de acolhimento, cuidado e valorização da terceira idade, na tarde desta terça-feira (30), em alusão ao Dia Internacional do Idoso, comemorado nesta quarta-feira (1º de outubro). O grupo de idosos, que tem encontro semanal na unidade de saúde, recebeu um evento especial com a participação do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa e do Programa Municipal de Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa (PMAISPI), da Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Gonçalo.

    Com direito a oficina de artesanato e muita animação, o evento reuniu dezenas de idosos. O objetivo da ação foi oferecer orientação sobre seus direitos, além de estimular o convívio social, autonomia e bem-estar. Os participantes foram recebidos pelos integrantes do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa, que prestaram orientações sobre os direitos previstos no Estatuto do Idoso.

    “É muito importante que os idosos saibam onde procurar ajuda e quais são os seus direitos. Muitos ainda não conhecem os serviços oferecidos pelo município e nem da existência do próprio conselho. Por isso, estamos aqui. Estamos à disposição para tirar todas as dúvidas de vocês e mostrar onde podem procurar ajuda na área da saúde, que tem um equipamento só para idosos no Jardim Catarina e que é porta aberta”, destacou a vice-presidente do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa, Conceição Mendonça, que está articulando para realizar a primeira caminhada da pessoa idosa de São Gonçalo. 

    Os profissionais do Programa Municipal de Atenção Integral à Saúde do Idoso realizaram a oficina de artesanato com pintura em tecido. A atividade foi conduzida pela pedagoga Jackeline Martins. A coordenadora do PMAISP, Maria Liduína da Silveira, destacou a importância da arte como ferramenta terapêutica. “O artesanato não é só lazer. Ele melhora a coordenação motora, estimula a memória e fortalece a autoestima. Sem contar que os encontros criam laços entre eles, que ainda podem ter uma renda extra com a venda dos materiais”, afirmou.

    A aposentada Norma Linda Martins, de 72 anos, frequenta o grupo de idosos da clínica desde a sua implantação há cerca de três anos. “Sempre fui muito bem recebida. Me sinto  importante e gosto muito. Às vezes, a gente se sente esquecida. Hoje, eu me sinto viva, cuidada. Está me ajudando bastante. Eu gosto muito desse grupo, que me ensina muita coisa, além de ajudar na socialização, na troca de experiências”, disse.

      A assistente social da Clínica do Mutondo que acompanha o grupo, Christiane Vilela, destacou a importância dessas ações. “É uma forma de mostrar que o cuidado com o idoso vai além da consulta médica. Precisamos olhar para a saúde emocional, social e cultural dessas pessoas. Esse evento também mostra a questão de ter espaço para a conscientização a nível de informação. É um espaço onde eles são valorizados e têm voz. Todas as atividades têm finalidade e consequência de promover saúde”, finalizou a assistente social.     

    Programação – No dia 3, às 14h, os idosos poderão participar de atividades culturais, educativas e recreativas, além de palestra sobre envelhecimento saudável no espaço. E no dia 10 de outubro, a ação vai acontecer no Polo Sanitário Augusto Sena, em Rio do Ouro, às 9h30.

Autor: Ascom
Foto: Renan Otto

Notícias relacionadas

Skip to content