Início > Educação > São Gonçalo inaugura salas de leitura e de jogos em escola

São Gonçalo inaugura salas de leitura e de jogos em escola

Publicado em:  16/09/2021

Unidade municipal oferece novos espaços para os alunos

Buscando incentivar a leitura, a escrita e o lazer das crianças, foi reinaugurada nesta quinta-feira a Sala de Leitura Monteiro Lobato e a Sala de Jogos do Colégio Municipal Amaral Peixoto. A unidade, que atende a 815 alunos, nos três turnos, da Educação Infantil ao EJA, recebeu o secretário de Educação, Maurício Nascimento ao som da orquestra do colégio, com regência do maesto Alfredo Oliveira. Os campeões da equipe de jiu jitsu Kairos também estavam presentes no evento.

“A Sala de Leitura Monteiro Lobato é uma sala que está sendo reconstruída, reformada. É muito interessante a gente poder levar as crianças para manusear livros, para ter um contato maior com o universo da leitura”, afirmou a diretora do colégio, Verônica Andrade.

A sala de jogos foi criada como uma ferramenta pedagógica para trabalhar os limites nos alunos. Segundo a diretora, dentro dos jogos, é possível entender que existem regras na vida.

“Através da sala de jogos, os alunos sabem que precisam de regras, sabem que precisam trabalhar em equipe e isso é muito bom para o cotidiano deles, pois eles sabem que a vida tem regras. Essa é a nossa ferramenta pedagógica, ela veio acrescentar como mais um recurso do colégio”, explicou Verônica Andrade.

Com 3685 livros registrados no acervo, a de Sala de Leitura foi reformada para ser um espaço de alegria, para que alunos de todas as idades se sintam acolhidos e tenham acesso a informação e a todo o material disponível.

“Com a abertura da sala, temos também uma abertura dessa parte da emoção de ler, pois ler é um desafio, você viaja para todos os lugares no mesmo espaço, desde todos os planetas a todos os submundos. É possível realfabetizar contando uma história. Ler é mergulhar nos livros”, explicou a professora readaptada de sala de leitura, Valéria Morgado.

Presente no evento, o secretário de Educação, Maurício Nascimento, celebrou a abertura de das salas de Leitura e de Jogos, que teve todo o material de lazer e esportes doado pela Secretaria de Educação.

“É com muita satisfação que inauguramos as salas de Leitura e de Jogos em mais um colégio do nosso município, que será de grande importância para o desenvolvimento do hábito da leitura e para a recreação e aprendizado. Agradecemos ao nosso prefeito capitão Nelson por todo apoio e incentivo que tem dado à educação em nosso município”, declara Maurício Nascimento.

Milena Machado, de 34 anos, é mãe de três alunos do Colégio Municipal Amaral Peixoto, Adrian, de 13 anos, Milene, de 18 anos, e Adrielli, de 11 anos. Para ela, é uma conquista ter a sala de leitura disponível para todos.

“Eu acho que vai ser muito importante, pois as crianças precisam ler, precisam do conhecimento, das histórias. Então não é só a leitura, o que falta, hoje em dia, é isso, o conhecimento das crianças sobre toda a história do nosso passado, dos livros, então é perfeito ter uma sala de Leitura no Colégio”, afirmou Milena Machado.