Início > Educação > São Gonçalo inaugura mais uma Sala de Leitura no município

São Gonçalo inaugura mais uma Sala de Leitura no município

Publicado em:  06/10/2021

Escola Municipal Darcy Ribeiro recebe a visita do prefeito Capitão Nelson e do secretário de Educação, Maurício Nascimento

Com o objetivo de estimular o hábito de leitura nas crianças, nesta quarta-feira (6) aconteceu a inauguração da Sala de Leitura da Escola Municipal Darcy Ribeiro, em Vista Alegre. Com a presença do prefeito Capitão Nelson, do secretário de Educação, Maurício Nascimento, e do vereador Nelsinho Ruas, a escola fez uma homenagem póstuma ao professor orientador educacional Alcedino Alves de Oliveira, que deu nome à sala e foi um grande educador para a unidade. O espaço beneficiará 420 alunos, do 1º ao 9º ano. A escola já conta com uma sala de recursos e uma sala de jogos. São mais de 2 mil livros catalogados à disposição dos alunos.

“É muito significativo ter o contato com os livros, um espaço de leitura. As crianças pediram muito, pois hoje é tudo muito virtual e nós estamos estimulando esse contato de pegar, manusear e ler. Aqueles que não têm muito interesse começam a se interessar, pois há uma interação entre os alunos, então eles ficaram muito animados em descobrir as histórias dos livrinhos. Nós pensamos nessa sala para ser esse espaço onde eles tivessem contato com os livros. O corpo todo da escola se empenhou para realizar essa inauguração”, explicou a diretora Fabiana Rosário.

O prefeito, Capitão Nelson, ressaltou que em todos os países desenvolvidos do mundo, o alicerce é a educação, sendo fundamental valorizar o ensino das crianças para que, no futuro, elas se tornem cidadãos bem formados.

“É muito bom as crianças adquirirem conhecimento para que a gente tenha uma sociedade melhor no futuro. Acho que é obrigação nossa, enquanto poder público, tentar ofertar o que há de melhor em relação a ensino para as nossas crianças. O nosso secretário está imbuído nisso, e toda a direção, todos os professores, estão entrando no ritmo”, afirmou o Capitão Nelson.

No evento, o secretário de Educação, Maurício Nascimento, falou sobre a importância de inaugurar mais uma sala de leitura no município. Para ele, além da homenagem merecida ao professor Alcedino, é preciso também transmitir o legado dele, estimulando ainda mais o hábito de ler.

“Hoje é um dia de felicidade para a gente, de poder inaugurar a sala de leitura, principalmente poder dar o nome de um profissional aqui da escola. Um dia de boas lembranças, recordações, de saudade, mas não de tristeza e sim de felicidade. Fico muito feliz de poder estar aqui participando dessa inauguração. A sala de leitura ajuda a criar o hábito da leitura, essa é uma boa herança a se levar aqui da escola”, ressaltou Maurício Nascimento.

Presente na inauguração, a cunhada do Alcedino, Sandra Mara Nunes, destacou a emoção de ver o quanto ele era querido por todos os alunos e colegas de trabalho.

“Eu estou aqui para agradecer em nome da família. Na verdade, eu vim para um evento e não tinha a menor ideia que seria tão grandioso. Fico muito lisonjeada de estar aqui representando a família, com todo carinho. Desde o momento que eu cheguei aqui no portão, estou sendo acolhida por todos. Eu estou muito emocionada, pelo pessoal e pelo profissional do Alcedino, pelo quanto ele era querido por todos aqui”, comenta Sandra Mara Nunes.

Foto: Lucas Alvarenga