Início > Assistência Social > São Gonçalo inaugura Espaço da Inclusão

São Gonçalo inaugura Espaço da Inclusão

Publicado em:  18/05/2022

Ponto de apoio terá orientações para famílias de pessoas com deficiências

Familiares e responsáveis de Pessoas com Deficiência (PCD) agora têm um novo ponto de apoio e orientação no Centro de São Gonçalo. O Espaço da Inclusão foi inaugurado na tarde desta terça-feira (17), em parceria com o Partage Shopping, e será um ponto de atuação integrada entre as secretarias de Assistência Social, Saúde e Defesa Civil e Educação.

O objetivo é que o novo ponto seja mais um espaço acolhedor e direcionador para serviços e políticas públicas de inclusão social para pessoas com deficiência na cidade de São Gonçalo. O Espaço da Inclusão é ponto de cadastro para obtenção das carteirinhas simplificadas para pessoas com transtorno do espectro autista e com síndrome de down, ponto de orientações para cadastro no Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência (BPC/LOAS). Além do poio prestado em relação às orientações, o local terá palestras, rodas de conversa entre os responsáveis e eventos direcionados às PCDs.

“É muito importante termos um espaço com esse atendimento especializado em um ponto de fácil acesso para as famílias. Esse é o papel da prefeitura: aproximar os serviços e o poder público da população”, disse o prefeito Capitão Nelson.

Também haverá orientação aos pais quanto aos direitos de crianças com deficiência dentro das unidades municipais de ensino, sobre o papel da educação na formação dessas crianças, e esclarecimentos sobre os sorteios para ingresso nos Centros de Referência do Autismo, bem como pelo Centro de Inclusão Municipal (CIM). Também haverá orientações e esclarecimentos de saúde sobre deficiências em geral.

Espaço Azul – Além do Espaço da Inclusão, a Prefeitura de São Gonçalo, em parceria com o São Gonçalo Shopping, também atua no Espaço Azul, com acolhimento humanizado, direcionando orientações para colaborar com o desenvolvimento da pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

Prestigiaram a inauguração Espaço da Inclusão o secretário de Assistência Social, Edinaldo Basílio, o secretário de Saúde e Defesa Civil, Dr.Gleison Rocha, a procuradora geral, Januza Brandão Assad Santos. Representando o Legislativo Municipal, estiveram presentes os vereadores Evangelista Ubirajara e o vereador Felipe Guarany.

Serviço:

Espaço da Inclusão

Local: Avenida Presidente Kennedy, 425 , Centro- Partage Shopping, segundo piso, loja nº 273.

Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h.

Foto: Luiz Carvalho