Início > Administração > São Gonçalo implanta o Sistema Eletrônico de Informações

São Gonçalo implanta o Sistema Eletrônico de Informações

Publicado em:  08/04/2022

Nova ferramenta vai possibilitar mudança de processos do meio físico para o virtual

A Prefeitura de São Gonçalo vai implantar, nesta sexta-feira (8), o Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Desde o final do ano passado, a Secretaria Municipal de Administração (Semad) vinha realizando gradativamente a mudança do antigo sistema de tramitação de processos para a implantação do SEI, e, neste ano, iniciou a capacitação de servidores de todas as secretarias para utilizarem o novo sistema.

O SEI tem objetivo de virtualizar processos e documentos, permitindo atuação simultânea entre secretarias, ainda que distantes fisicamente, reduzindo o tempo de realização das atividades e provendo eficiência administrativa. São Gonçalo é um dos primeiros municípios do Estado do Rio de Janeiro a adotar o sistema, que já é utilizado pelo Governo do Estado e outras grandes cidades brasileiras. Os procedimentos foram desenvolvidos pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e o sistema foi cedido gratuitamente para instituições públicas.

Economia e eficiência para o município

A mudança dos processos do meio físico para o virtual resultará para o município em uma economia anual superior a R$ 1,5 milhão com papel e toners de impressão. Outro grande ganho para a administração é a velocidade na tramitação de processos, dinâmica de trabalho, transparência e padronização de documentos do Executivo.

Os processos da Prefeitura de São Gonçalo serão, em breve, completamente realizados digitalmente. A implantação de novos assuntos administrativos no Sistema Eletrônico de Informações se dará de forma gradativa e escalonada, conforme plano de implantação a ser definido pelo Órgão Gestor do SEI em conjunto com os demais órgãos e secretarias.

Orientação aos servidores

Até o momento, 450 servidores de diversas secretarias já tiveram treinamento presencial e, na próxima semana, mais 200 funcionários das secretarias de Saúde e de Educação serão capacitados em dois encontros, dias 12 e 13, na unidade Estácio de Sá do Alcântara.

Além dos treinamentos que vêm sendo realizados presencialmente em sala de aula, o servidor da Prefeitura pode colocar em prática todo o aprendizado que recebeu através do Portal SEI São Gonçalo.

Através do portal, o servidor pode saber como realizar Procedimento Operacional Padrão, tem acesso a tutoriais e vídeos instrutivos sobre procedimentos, além do acesso ao curso sobre SEI da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), com as principais funcionalidades do sistema.

Foto: Renan Otto