Início > Educação > São Gonçalo garante vagas para qualificação profissional de alunos da EJA

São Gonçalo garante vagas para qualificação profissional de alunos da EJA

Publicado em:  14/09/2021

Instituto Federal Fluminense (IFF) disponibiliza 500 vagas para estudantes

Buscando oferecer aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) uma qualificação profissional em empreendedorismo para que tenham mais oportunidade no mercado de trabalho, e, assim, aumentar suas rendas mensais, a Secretaria de Educação firmou parceria com o Instituto Federal Fluminense (IFF) para o Curso de Formação Inicial e Continuada de Empreendedorismo em Mídias Sociais Digitais. Ao todo, serão 500 vagas disponibilizadas para o curso online, com inscrições que vão até 16 de setembro e devem ser feitas nas próprias escolas onde os alunos estudam.

O curso, que tem início no dia 20 de setembro para jovens a partir dos 18 anos, utilizará o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle do IFF como principal meio de interação, com conteúdos em diversos formatos de mídia, como fórum de discussão, chat, questionários, webconferências, entre outros.

“Este convênio com o IFF tem como objetivo proporcionar aos nossos estudantes da EJA uma capacitação na área tecnológica, uma vez que os próprios alunos estão procurando as direções das unidades escolares, mostrando interesse no assunto”, explicou o secretário de Educação Maurício Nascimento.

Segundo Maurício Nascimento, a EJA sempre foi uma modalidade de ensino onde as condições de desigualdade social têm destaque, já que, majoritariamente, são alunos que não conseguiram concluir a formação escolar no período regular e enfrentam desafios no retorno às escolas, principalmente com a dupla jornada de estudo e trabalho.

A assessora pedagógica do IFF, Heise Arêas, entende que a articulação entre a EJA e a Educação Profissional materializa a política educacional da Rede Federal. De acordo com ela, a qualificação profissional oferecida em cursos como este, muitas vezes, é uma porta de retorno de jovens que interromperam sua trajetória escolar, por oferecer uma perspectiva de empregabilidade e renda mais concreta.

“Isso fortalece a EJA e constrói uma ponte para a continuidade da formação, podendo chegar ao curso técnico. A relação entre o município e o IFF reforça nossa compreensão de que mais do que oferecer cursos, o Instituto cumpre sua missão como agente interlocutor das políticas educacionais da região onde está”, explica Heise Arêas.

Critérios de inscrição

Informações Pessoais

Nome completo, data de nascimento, sexo, nome do pai (opcional), nome da mãe, estado Civil, cor ou raça, telefone principal, telefone alternativo (opcional), e-mail, naturalidade/UF; é uma pessoa com deficiência? Qual?; nome social (opcional), nacionalidade, profissão, grau de instrução, informar renda familiar per capita.

Documentos

CPF, RG, Órgão emissor, data de emissão, UF do Órgão Emissor, endereço, logradouro, número, complemento, bairro, cidade, UF e CEP.

Foto: Renan Otto