Início > Saúde > São Gonçalo garante uniforme a agentes comunitários de saúde

São Gonçalo garante uniforme a agentes comunitários de saúde

Compartilhe isso:


Publicado em:  29/11/2021

Profissionais estavam há quase dez anos sem novos EPIs

Uma luta de quase uma década resolvida em onze meses. Assim pode ser definida a entrega dos uniformes aos agentes comunitários de saúde de São Gonçalo. Ao todo, 2,4 mil uniformes serão entregues aos 1,2 mil agentes, o que facilitará o trabalho pelos bairros da cidade. A primeira entrega simbólica foi realizada, na manhã desta segunda-feira (29), pelo secretário municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo, Gleison Rocha da Silva; e pelo subsecretário de Atenção Básica, Maik Mello, aos representantes do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde do Rio de Janeiro (Sinacs).

Os agentes comunitários de saúde de São Gonçalo estavam desde 2012 sem receber uniformes novos. Quase dez anos depois, em pouco tempo de governo do Capitão Nelson, a viabilização da contratação dos uniformes foi feita e resultou na entrega dos kits, iniciada nesta segunda-feira (29). Assim, os agentes podem buscar os kits – cada agente receberá dois completos (camisa, colete, chapéu australiano, calça e crachá) em seus postos de saúde de referência.

“Quando assumi a Atenção Básica com a coordenadora Cláudia Pinnas, em 1º de abril deste ano, fizemos um levantamento do que estava pendente no setor de compras. E vimos que as empresas ganharam as licitações dos uniformes, mas não tinham entregue. Cobramos e hoje conseguimos montar os kits para fazer essa entrega. Esses uniformes vão dar mais dignidade de trabalho aos agentes, além de facilitar a identificação com os moradores, uma forma da população saber e receber dentro das suas casas esses agentes comunitários de forma mais segura. É uma espera desde 2012 que está sendo concretizada no primeiro ano do governo do Capitão Nelson”, disse Maik Mello.

Para os agentes comunitários, é uma grande conquista.

“Viemos de uma grande luta, o sindicato conseguiu montar uma Comissão de EPI (equipamento de proteção individual) e, através dessa comissão, fizemos um estudo do melhor material para trabalhar. Todos nós do sindicato também somos agentes de saúde e sabemos o que cada trabalhador passa. Conseguimos um equipamento com qualidade, o melhor para a nossa categoria. O uniforme é muito importante para dar visibilidade ao agente comunitário de saúde nos bairros, principalmente nos mais carentes. Facilita muito o trabalho”, disse a diretora de saúde do trabalhador do Sinacs, Andréa Petra Xavier.

Autor: Ascom
Foto: Renan Otto
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content