Início > Desenvolvimento Econômico > São Gonçalo ganha prêmio no Sebrae Prefeitura Empreendedora

São Gonçalo ganha prêmio no Sebrae Prefeitura Empreendedora

Publicado em:  27/03/2024

Município foi premiado na categoria Sustentabilidade e Meio ambiente

A Prefeitura de São Gonçalo foi a grande vencedora do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, na categoria Sustentabilidade e Meio Ambiente, com o EcoPonto, iniciativa que realiza troca de resíduos e materiais recicláveis por dinheiro digital. A premiação foi realizada na manhã desta quarta-feira (27), no Teatro Adolpho Bloch, na Glória, Rio de Janeiro.

A cidade de São Gonçalo foi representada pelo secretário de Conservação, Edson Leal, e pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Eugênio Abreu. O projeto do EcoPonto é associado ao Programa Limpa São Gonçalo, da Secretaria de Conservação, e tem como parceiros as secretarias de Gestão Integrada e Projetos Especiais (Semgipe), Desenvolvimento Econômico e Assistência Social.

“É com muita felicidade que trazemos esse prêmio para a cidade de São Gonçalo. Muita gratidão a todos os colaboradores que participaram desse projeto e também ao Sebrae, que conta com esta iniciativa tão importante para o reconhecimento das políticas públicas nos municípios. Esse troféu materializa o comprometimento da gestão de São Gonçalo com o bem-estar da população gonçalense e com o meio ambiente”, disse o secretário de Conservação, Edson Leal.

Cerca de 300 gestores, entre prefeitos, vice-prefeitos e colaboradores públicos, estiveram presentes na cerimônia de premiação. Para a final da etapa estadual, 31 projetos foram selecionados e 24 municípios concorreram em dez categorias. Segundo a distribuição geográfica, foram três cidades da Região Metropolitana, duas da Região Serrana, duas do Médio Paraíba, uma da Região dos Lagos, uma da Costa Verde e uma da Região Norte.

Ao todo, 42 municípios do Estado do Rio de Janeiro inscreveram seus projetos, com 72 projetos na primeira etapa fluminense, um aumento de 44% no número de inscrições em comparação à última edição do prêmio. Alguns municípios inscreveram dois projetos, quantidade máxima para participar da premiação.

“Inscrevemos o projeto do EcoPonto na categoria Sustentabilidade e Meio Ambiente, que felizmente rendeu essa premiação para a cidade. Em toda a Região Metropolitana fomos destaque, a partir dessa iniciativa de grande importância para o município, que a partir de suas ações tem reflexos positivos para o Meio Ambiente, para a Saúde e também para a Economia. É um projeto que acompanhamos desde o nascimento, junto à Secretaria de Conservação. A ideia do prefeito Capitão Nelson é implantar um EcoPonto em cada distrito da cidade”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Eugênio Abreu.

Com a premiação do projeto do Ecoponto, São Gonçalo foi habilitado a concorrer na etapa nacional do Prêmio, que será realizada no dia 11 de junho, em Brasília.

Os vencedores da premiação no Estado do Rio de Janeiro e suas respectivas categorias são:

Sustentabilidade & Meio Ambiente – São Gonçalo
Cidade Empreendedora – Volta Redonda
Compras Governamentais – Macaé
Empreendedorismo na Escola – Cordeiro
Empreendedorismo Rural – Paraty
Governança Territorial – Saquarema
Inclusão Produtiva – Rio de Janeiro
Sala do Empreendedor – Paracambi
Simplificação & Fomento ao Empreendedorismo – Teresópolis
Turismo & Identidade Territorial – Vassouras

O Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora tem objetivo de valorizar administradores públicos que tenham implementados projetos com resultados comprovados de estímulo e valorização ao empreendedorismo e à modernização da gestão pública local. Esta foi a 12ª edição do prêmio.