Saúde e Defesa Civil
São Gonçalo reduz taxa de mortalidade por infarto do miocárdio
01/05/2025
Novo HCCOR realizará procedimentos cardiológicos e oncológicos
O Hospital Franciscano Nossa Senhora das Graças, na Lagoinha, está sendo remodelado, passando por obras e terá novo nome: Hospital do Câncer e do Coração (HCCOR). Todas as mudanças são em função do novo propósito da unidade de saúde, que passará a realizar cirurgias eletivas de alta complexidade. A unidade contará com quatro centros cirúrgicos e 49 leitos.
As mudanças foram determinadas pelo prefeito Capitão Nelson e integram uma série de intervenções que vêm sendo realizadas pela Prefeitura nos últimos meses para melhorar a qualidade das unidades de saúde. Com a transformação do Franciscano em HRG, o prefeito quer garantir que o gonçalense receba, no município, atendimentos de alta complexidade.
“Iremos colocar à disposição do gonçalense as cirurgias cardiológicas e ampliar as oncológicas, que já estão sendo realizadas no Hospital Luiz Palmier. Não podemos permitir que nossa população seja obrigada a viajar a outros municípios para receber atendimento”, afirmou o prefeito.
A empresa responsável pela prestação dos novos serviços realiza obras estruturais e de ordenamento para melhor aproveitar os espaços. O objetivo da Secretaria de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo é oferecer aos gonçalenses cirurgias de alta complexidade, que, atualmente, são realizadas em outros municípios.
O início da implantação das intervenções de alto risco vai começar com as cirurgias cardiológicas, que atualmente são realizadas no município de Vassouras, distante 150 quilômetros de São Gonçalo.
“A proposta para o hospital abrange cirurgias cardiológicas de alta complexidade como, por exemplo, pacientes que são classificados como trivasculares, ou seja, necessitam de revascularização. Sendo assim, o munícipe de São Gonçalo, que é cardiopata crônico grave ou então aquele que apresentou um evento agudo, como um infarto do miocárdio, terá um cuidado integral desde o cateterismo até a intervenção cirúrgica, caso tenha indicação”, explicou o secretário municipal de Saúde, Dr. Gleison Rocha.
Além das cardiológicas, as cirurgias oncológicas que já acontecem no Hospital Luiz Palmier (HLP) – câncer de mama, ginecológica e de tireóide – passarão a ser feitas no novo hospital, bem como outras que são realizadas no município de Rio Bonito. A unidade de saúde, em um futuro breve, também irá realizar outras intervenções cirúrgicas atreladas às outras especialidades.
“Será um avanço para a saúde de São Gonçalo, mas principalmente para os gonçalenses, que deixarão de fazer viagens para terem seus problemas de saúde resolvidos”, disse a diretora médica do novo hospital, Elaine Monnerat.
O objetivo de toda essa mudança é zerar as filas das cirurgias e, não menos importante, promover uma saúde de qualidade e constância para o gonçalense. “Enquanto gestores da saúde do município de São Gonçalo, não menos importante do que termos em mente o objetivo de zerar as filas, é também enxergamos a necessidade vital de promover qualidade na assistência dos pacientes que precisam de qualquer intervenção cirúrgica. Vamos promover o cuidado integral, diminuir tempo de internação em outras unidades hospitalares do município, diminuir os riscos inerentes da doença de base que acomete esse paciente e investir os recursos com responsabilidade naquilo que vai impactar para melhorar a vida dos pacientes”, explica a subsecretária de Urgência e Emergência, Dra. Ana Luiza Enguer Lagoeiro.
Regulação – Todas as cirurgias na rede pública de São Gonçalo são marcadas através da Central de Regulação da Secretaria. As unidades inserem os pacientes no sistema da Central de Regulação, que vai entrar em contato – através do telefone – para avisar sobre a marcação do serviço. Por isso, é muito importante que os pacientes mantenham um telefone que funcione e esteja atualizado no cadastro. O contato e endereço do morador também podem ser atualizados em qualquer unidade de saúde.
Autor: Ascom
Foto: Luiz Carvalho
Fonte: Ascom
Notícias relacionadas
Mais Acessados