Início > Desenvolvimento Urbano > São Gonçalo ganha calçadas com mais acessibilidade

São Gonçalo ganha calçadas com mais acessibilidade

Publicado em:  29/03/2024

Construção de ciclorrota é uma parceria do Governo do Estado com a Prefeitura

A ciclorrota, projeto que vem sendo desenvolvido pela Secretaria de Estado das Cidades em conjunto com a Prefeitura de São Gonçalo, vai inserir a mobilidade sustentável em vários bairros da cidade. Isso porque além da ciclovia em si, a proposta criada pela Secretaria Municipal de Gestão Integrada e Projetos Especiais (Semgipe) também está refazendo as calçadas da Avenida Jornalista Roberto Marinho, com um padrão de altura e rampas de acessibilidade para pessoas com deficiência (PcDs).

A ciclorrota vai criar uma via para bicicletas de 4,4 quilômetros de extensão, que ligará a Praça Getúlio Vargas, no bairro do Rocha, à Praça Chico Mendes, no bairro Raul Veiga. Uma parte da ciclorrota já foi concluída na área em frente à Arena São Gonçalo.

Ao mesmo tempo, as calçadas da Avenida Jornalista Roberto Marinho (antiga Avenida Maricá) no sentido Rocha, que ficam do lado oposto da rua por onde a ciclovia passará, estão recebendo revitalizações. As intervenções visam criar calçadas com o padrão de altura de 15 centímetros (com exceção de frentes de loja, onde as calçadas terão cinco centímetros, e garagens). Antes desse padrão, as calçadas do local tinham diversas alturas. Rampas de acessibilidade também estão sendo projetadas nas novas calçadas.

O prefeito Capitão Nelson reforça a importância de projetos como este para o município. “Estamos melhorando as calçadas daqui, vamos criar a ciclorrota e incentivar o uso das bicicletas. Isso vai melhorar a qualidade de vida do gonçalense e será um espaço seguro para quem gosta de pedalar. Essas pessoas não vão mais correr risco pedalando no meio dos carros”, disse ele.

O secretário de Estado das Cidades, Douglas Ruas, que estava à frente à Semgipe quando o projeto da ciclorrota foi elaborado, também está satisfeito com o projeto. “Seguimos trabalhando na Secretaria de Estado das Cidades, sob a orientação do governador Cláudio Castro, para entregar essa obra, que irá beneficiar motoristas, ciclistas e pedestres, o quanto antes”, afirmou.

Quem passa pelo local já consegue ver a diferença. Na frente da loja do eletricista Jô Salmo de Aguiar Peçanha, de 59 anos, uma nova calçada já foi finalizada. “Aqui ficou muito bom, ficou ótimo! Antes, outros governos já tinham feitos obras nessa calçada, mas não com essa acessibilidade”, contou ele, que trabalha no local há 23 anos.

O instalador de acessórios Anderson Tomé Feitosa, de 35 anos, também disse que muitas calçadas eram quebradas. “Aqui era bem bagunçado. Agora, temos essas calçadas novas, com acessibilidade. Eu já vi muitos idosos caindo aqui porque as calçadas antigas eram altas, cansei de ajudar. Agora, vai ser mais fácil para eles passarem por aqui”, afirmou.

O projeto prevê a mudança da paisagem local, incentiva o uso de bicicletas e a diminuição da emissão de gases poluentes, além de reordenar o trânsito. A ciclorrota tem previsão de conclusão para setembro deste ano. A intervenção total tem um investimento de mais de R$ 12 milhões.

Foto: Fabio Guimarães