Início > Saúde > São Gonçalo ganha 1ª Comissão de Ética de Enfermagem

São Gonçalo ganha 1ª Comissão de Ética de Enfermagem

Publicado em:  07/06/2019

Nesta sexta-feira (7), o Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (COREN-RJ) oficializou o empossamento dos integrantes da Comissão de Ética de Enfermagem do Hospital Municipal Doutor Luiz Palmier (HLP), no Zé Garoto. A unidade é a primeira instituição hospitalar do município a possuir essa comissão, que tem a função educativa, fiscalizadora e consultiva do exercício profissional e ético dos profissionais de enfermagem da unidade. O encontro foi um meio de ajustar o termo de conduta e a regularidade dos profissionais.

A enfermeira e colaboradora do Coren RJ, Rosimere Maria, é responsável pelas comissões de ética no Estado e explica como é feita essa regulamentação e qual o intuito da comissão na unidade. “Somos mais de 270 mil profissionais de enfermagem no Estado e quando uma instituição é escolhida para compôr o Coren, ela passa por algumas exigências e, então, torna-se responsável por auxiliar o conselho no combate ao exercício ilegal da profissão. O objetivo é elaborar um trabalho de acordo com os códigos de ética e atuar de forma que construa em conjunto o exercício elevado em enfermagem. É dar suporte aos gestores nesta questão, incentivando o cumprimento e a interpretação do código, pois, a partir de agora, a comissão é uma representação do Conselho e os profissionais poderão receber denúncias, precisando tomar um cuidado com o sigilo e a propagação das informações. A posse foi no dia 27 na nossa sede e agora voltamos ao hospital para ler o termo e oficializar a posse juntos com os demais membros da bancada”, declara.

A diretora de enfermagem do HLP, Flavia Medeiros, explica a importância dessa nova comissão e como essa conquista vai agregar aos profissionais de enfermagem. “Nós recebemos com gratificação essa conquista para a unidade e ainda mais para o município, já que nenhum hospital público ou particular de São Gonçalo conseguiu atender as exigências para a implantação. Isso demonstra como somos referência e serviremos de modelo para os outros. Precisamos assegurar essas condutas éticas da enfermagem, zelando pelo exercício ético dos profissionais da instituição e fazendo com que os representantes cumpram o edital. Entender as dificuldades do hospital e adequar ao que temos com a comissão do Coren. É a sistematização da enfermagem, que, por exemplo, não poderá deixar um paciente desassistido. É uma realização tanto para os profissionais, quanto para a comunidade em geral que necessita de atendimento”, afirma.

De acordo com a legislação do Código de Ética do Conselho, é necessário para eleger uma comissão que a instituição tenha no mínimo 50 profissionais de enfermagem atuando na unidade, para depois haver uma eleição. Os mais votados se tornam os representantes e os menos votados viram os suplentes.

O enfermeiro Thiago Estoppa foi escolhido, após votação, para assumir a vaga de presidente da Comissão. “A existência de uma comissão na instituição valoriza os profissionais e garante um atendimento humanizado com qualidade, segurança e ética. Isso vai proporcionar uma melhora no sindicalismo dos profissionais, seja enfermeiros ou técnicos de enfermagem. Além de enriquecer para mim profissionalmente, mas também o hospital como um todo por ter esse selo de instituição com um conselho de enfermagem. É uma contemplação do trabalho, que mesmo com as dificuldades que temos, a luta não para e vamos valorizar a profissão dos enfermeiros e técnicos”, explica.

Participaram a subsecretária de Atenção Básica, Maria Auxiliadora Rodrigues, o diretor geral da unidade, Eraldo Azevedo; e os demais membros da comissão formada. Foi definido que a comissão criará um cronograma de sensibilização da equipe pelo menos uma vez ao mês, para que instrua constantemente os profissionais. A próxima reunião está sendo marcada para o início de julho.

Autor: Raquel Muniz
Foto: Luiz Carvalho