Início > Saúde > São Gonçalo faz primeira cirurgia do trato urinário na rede municipal

São Gonçalo faz primeira cirurgia do trato urinário na rede municipal

Compartilhe isso:


Publicado em:  04/10/2023

HLP conta com equipamento de última geração para o procedimento     

Os gonçalenses vão ganhar mais cirurgias nunca antes realizadas em São Gonçalo – aquelas relacionadas ao trato urinário e vascular. A primeira cirurgia do trato urinário aconteceu no Hospital Luiz Palmier (HLP), no Zé Garoto, na última semana, utilizando equipamento de última geração – o arco cirúrgico em C. 

O centro cirúrgico do HLP conta com três salas. Em uma delas está o arco cirúrgico em C, onde foi realizada a primeira colocação de cateter duplo J, procedimento muito útil no diagnóstico de problemas nas vias urinárias e, principalmente, na retirada de cálculos nessas vias.

“Esse foi o primeiro procedimento em nossa unidade abrindo essa nova fase de operações que podem ser feitas com o novo arco em C. A arteriografia é outro procedimento que iniciaremos este mês e que trará agilidade e precisão nas cirurgias vasculares”, explicou o diretor médico da unidade, Sérgio Moutinho.

A quantidade de cada procedimento mensal está em estudo e em fase de conclusão. “Mas com a vontade e determinação da Secretaria de Saúde e do próprio prefeito, Capitão Nelson, tenho certeza que, em tempo recorde, nenhum morador vai precisar sair do município para esses tipos de procedimentos”, finalizou Moutinho. 

O material necessário para as cirurgias já foi comprado e a chegada dos equipamentos de proteção individual (EPIs) dos funcionários devem ser entregues essa semana. Até o fim do mês, os agendamentos para as cirurgias devem ser abertos. 

O arco em c possibilita realizar exames durante as cirurgias fornecendo imagens de alta resolução em tempo real. O equipamento permite que sejam realizadas cirurgias menos invasivas, já que determinam com exatidão os locais de intervenção. Normalmente, ele é utilizado em cirurgias gerais, ortopédicas, vasculares e do trato urinário.

Todos os procedimentos realizados no HLP são agendados através da Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil. Os gonçalenses que têm indicação para cirurgia eletiva devem procurar qualquer unidade de saúde para ser inserido no sistema da Central de Regulação. Aqueles que já estão inseridos no sistema devem manter os contatos telefônicos atualizados. As atualizações também podem ser feitas em qualquer unidade de saúde da rede municipal de São Gonçalo.      

Autor: Ascom
Foto: Luiz Carvalho

Notícias relacionadas

Skip to content