Início > Educação > São Gonçalo faz evento ligado à inclusão para profissionais da Educação

São Gonçalo faz evento ligado à inclusão para profissionais da Educação

Compartilhe isso:


Publicado em:  02/09/2025

Jornada de aprendizado enfatiza ações em prol das pessoas com deficiência

Em alusão à campanha “Setembro Verde: visibilidade à inclusão social da pessoa com deficiência”, a Subsecretaria de Ações Pedagógicas da Secretaria de Educação da Prefeitura de São Gonçalo realizou, nesta terça-feira (2), a “2ª Jornada de Aprendizado e Inclusão: a inclusão depende de todos nós”, com professores que atuam com a Educação Especial Inclusiva nas escolas. Nesta quarta-feira (3), o evento continua, com oficinas e palestras. Foram mais de 800 inscritos para os dois dias de evento.

O evento contou com oficinas interativas e práticas pedagógicas inclusivas para professores de Apoio Especializado, de Braille, de Libras, de Atendimento Educacional Domicilar/Hospitalar (AED/H) e de Sala de Recursos. Os temas das oficinas envolveram saúde e bem-estar dos alunos e professores, gestão de burnout e estresse, além de técnicas pedagógicas para despertar a criatividade e a ludicidade dos docentes.

“A formações continuadas são importantes para transformar o olhar desse profissional mediante a esse mundo que precisa se tornar mais inclusivo. O intuito desse evento é fazer com que a Secretaria de Educação se aproxime e acolha esses profissionais, para que exista a escuta, a troca, com o foco em melhorar o atendimento nas escolas. Trouxemos não só as práticas pedagógicas, mas também palestras voltadas para a saúde mental dos professores”, afirmou a coordenadora da Educação Especial Inclusiva, Verônica Amorim.

A professora de Sala de Recursos, Taís Leal, da Umei Ednéa Mascarenhas de Araújo, aprovou a iniciativa. “A jornada de Aprendizado e Inclusão trouxe a oportunidade de vivenciar uma experiência bastante enriquecedora em um espaço muito agradável e acolhedor. O encontro nos oferece a troca de experiências e reflexões sobre nossas práticas, impulsionando ações progressivas na perspectiva de uma educação inclusiva, que atenda às necessidades ou especificidades de todos os alunos, independentemente das suas diferenças”, disse.

Autor: Ascom
Foto: Renan Otto

Notícias relacionadas

Skip to content