Início > Assistência Social > São Gonçalo faz conscientização sobre violência de gênero

São Gonçalo faz conscientização sobre violência de gênero

Compartilhe isso:


Publicado em:  16/03/2024

Série de palestras reforça necessidade de respeito às mulheres

Durante o mês de março, a Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres da Prefeitura de São Gonçalo vem realizando uma série de atividades em alusão ao Dia Internacional da Mulher, que simboliza a luta histórica das mulheres por condições de igualdade.

Dando prosseguimento à programação de eventos do Mês da Mulher, nesta semana, a subsecretaria realizou uma série de palestras dentro do tema da campanha criada pela subsecretaria com o tema “Igualdade, dignidade e respeito”.  

Na terça-feira (13), a equipe técnica foi até o Colégio Estadual Pandia Calógeras, em Alcântara, onde sete turmas participaram das  palestras, incluindo alunos do primeiro e do segundo segmento do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e da formação de professores. Foram abordados temas como relacionamentos abusivos e o comportamento violento no âmbito doméstico e escolar. Os profissionais debateram os temas através de apresentação oral e dinâmica de grupo, com a participação de mais de 300 alunos. 

Já na quinta (14) e sexta-feira (15), as palestras foram realizadas no hipermercado Carrefour, em Neves, que teve como público alvo os colaboradores da empresa, bem como funcionários das lojas parceiras, e na Escola Estadual Lúcio Tomé Feteira, no Vila Lage, com a participação de pais e responsáveis dos alunos, onde foi divulgada a Cartilha de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher. No hipermercado, a equipe da subsecretaria realizou um trabalho de sensibilização de homens e mulheres sobre a necessidade de erradicar a violência contra a mulher, além de divulgar os mecanismos legais e a rede de enfrentamento existente no município. 

De acordo com a subsecretária Ana Cristina da Silva, o trabalho educativo promovido nas palestras é fundamental para a mudança dos padrões sociais e culturais que estão presentes nas relações desiguais de gênero e que resultam em violência doméstica. 

“O dia 8 de março é uma data internacionalmente reconhecida pelas conquistas e avanços que a mulher vem conseguindo, através da luta constante por igualdade de gênero. Conscientizar e desconstruir pensamentos machistas e preconceituosos é de extrema importância. Por essa razão, a Subsecretaria tem estado presente nos espaços públicos e privados para fortalecer a luta pelo fim da violência contra a mulher”, destacou Ana Cristina.

Autor: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content