Saúde e Defesa Civil
São Gonçalo faz ação nas escolas para atualizar cadernetas de vacinação
30/04/2025
Funcionários iniciam monitoramento da diarreia aguda
O Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE) da Secretaria de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo realizou, nesta segunda-feira (17), capacitação para funcionários da rede municipal de urgência e emergência sobre a diarreia. O objetivo é o início do monitoramento da doença diarreica aguda, que pode durar até 14 dias.
A implantação de monitoramento da doença foi pedido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). A qualificação reuniu profissionais de saúde do Pronto Socorro Central, Infantil e Unidades Municipais de Pronto Atendimento (Umpas) de Nova Cidade, Pacheco e Santa Luzia.
O Dr. Luis Romero, do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), falou sobre a doença, como diagnosticar e as orientações necessárias de prevenção para serem repassadas para a população.
“A diarreia costuma chegar ao ser humano através da boca com a ingestão de vírus, bactérias ou parasitas de água ou alimentos contaminados. Por isso, além da importância da notificação, é muito importante esclarecer a população como prevenir”, disse o médico.
A diretora do DVE, Maria da Glória Cardoso, explicou como preencher a ficha de notificação e a necessidade do envio semanal para o setor. “Nós vamos repassar as informações, semanalmente, para o Estado. E vamos traçar um perfil dos casos na cidade para adotar medidas, caso necessário”, explicou Maria da Glória.
Para a prevenção da doença, é importante a correta higienização dos alimentos e das mãos com água e sabão. Além disso, os gonçalenses que não recebem água tratada em casa podem usar o clorin pastilhas, que é distribuído nos postos de saúde pela Vigilância Ambiental, para o tratamento da água.
Autor: Ascom
Notícias relacionadas
Mais Acessados