Início > Comunicação Social > São Gonçalo faz avaliação das unidades de saúde

São Gonçalo faz avaliação das unidades de saúde

Publicado em:  06/04/2023

Postos revitalizados serão alvo de pesquisa presencial

Equipes do aplicativo Colab vão percorrer os postos de saúde revitalizados de São Gonçalo a partir do dia 11 de abril. A intenção é fazer uma pesquisa com os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) nas unidades para traçar a qualidade dos atendimentos e serviços, o perfil dos usuários e suas necessidades.

A pesquisa será realizada através de questionário padrão com perguntas referentes aos atendimentos das unidades de saúde. Para ter uma resposta mais fiel da realidade dos postos de saúde, funcionários não saberão os dias de visita das equipes do Colab.

Iniciativa das secretarias municipais de Gestão Integrada e Projetos Especiais (Semgipe), de Saúde e Defesa Civil (Semsadc) e de Comunicação, o resultado da pesquisa vai direcionar melhorias e possíveis mudanças nos serviços oferecidos nos postos de saúde.

“Faremos uma avaliação da rede municipal de saúde com a equipe do Colabore São Gonçalo. Vamos averiguar, presencialmente, o funcionamento das unidades. Faremos visitas sem aviso em postos que foram revitalizados e em dias alternados. Queremos ter um levantamento fiel de como acontecem os atendimentos”, disse Karina Nunes, coordenadora do projeto Colabore São Gonçalo.

Após a pesquisa e o levantamento do perfil dos usuários, a intenção é implantar ou adequar os serviços e consultas. A avaliação também será apresentada para os funcionários do posto de saúde. “A estrutura física já foi entregue e atende todas as normas do Ministério da Saúde e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Agora, os funcionários e atendimentos têm que estar em consonância com as novas unidades. É uma pesquisa experimental e que, futuramente, pode abranger todas as unidades”, finalizou Karina.