Início > Saúde > São Gonçalo faz atendimento de prevenção à cegueira em diabéticos

São Gonçalo faz atendimento de prevenção à cegueira em diabéticos

Compartilhe isso:


Publicado em:  19/09/2021

Parceria garante exame para detectar retinopatia 

Diabéticos atendidos pela Secretaria de Saúde de São Gonçalo vão receber atenção especial através do Projeto de Prevenção à Cegueira por Retinopatia Diabética do Hospital de Olhos. A parceria visa realizar exames de fundo de olho nos diabéticos atendidos no município durante as consultas com endocrinologistas da rede municipal de saúde. O objetivo é detectar possíveis lesões na retina para realizar o tratamento precoce, evitando a cegueira.

“A retinopatia diabética é a maior causa da cegueira no Brasil e, ao mesmo tempo, é a maior causa de cegueira passível de prevenção. O nosso objetivo é detectar as lesões na retina, como hemorragias e descolamentos, por exemplo, e tratá-las antes de se transformarem irreversíveis, chegando à cegueira por conta da diabetes”, explicou Daniela Regis, coordenadora da regulação de Oftalmologia da Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo. 

Pelo exame de fundo de olho, que será realizado em uma consulta tradicional ao endocrinologista de cinco unidades de saúde de São Gonçalo, os diabéticos podem ter detectadas as lesões. Caso seja encontrada, ela será tratada. Caso não, outros exames serão feitos, anualmente, para o controle. 

Para a detecção da lesão, será usado o serviço de telemedicina, que vai auxiliar na agilidade do laudo do exame e encaminhamento para tratamento. “Um técnico do Hospital de Olhos Social vai até as unidades de saúde para realizar os exames. De lá, ele entra em contato com um oftalmologista, que vai avaliar o exame na hora, através de um aplicativo de celular, e realizar o encaminhamento necessário, dependendo de cada caso”, explicou a também oftalmologista Daniela.   

Atualmente, a farmácia da Secretaria de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo atende 2.500 mil gonçalenses cadastrados (insulino dependente), que também poderão se beneficiar do projeto ao marcarem consultas de rotina com o endocrinologista. “Com a ajuda da telemedicina, podemos ampliar de maneira significativa esse atendimento e diminuir o número de pacientes com deficiência visual”, finalizou a médica.

Retinopatia diabética

A doença afeta os pequenos vasos da retina, região do olho responsável pela formação das imagens enviadas ao cérebro. O aparecimento da doença está relacionado, principalmente, ao tempo de duração do diabetes e ao descontrole da glicemia. 

Unidades com endocrinologistas

As unidades que têm endocrinologistas são: Postos de Atendimento Médico (PAMs) Alcântara e Neves e os polos sanitários Hélio Cruz, em Alcântara e Jorge Teixeira de Lima, no Jardim Catarina. Para as marcações das consultas, os pacientes devem passar pelo atendimento de um clínico geral da Atenção Básica, através dos postos de saúde. De lá, ele será encaminhado para o endocrinologista e entrará na regulação para a marcação de consulta em uma das unidades, que têm atendimento todos os dias úteis da semana.

 

Autor: Ascom
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content