Saúde e Defesa Civil
São Gonçalo promove ações na Campanha Outubro Rosa
29/09/2025
Programa da Saúde fará atividades de orientação e artesanato na Clínica do Mutondo
Em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, celebrado em 1º de outubro, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Gonçalo inicia, nesta terça-feira (30), uma série de atividades voltadas à valorização, saúde e integração da população idosa do município. Para começar, o Programa Municipal de Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa, em parceria com o Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa, realiza atividade de orientação e artesanato na Clínica Municipal Gonçalense do Mutondo nesta terça-feira, às 14h.
A programação faz parte da Semana da Pessoa Idosa e contará com ações promovidas em outras unidades de saúde. “A Semana Municipal é uma forma de reafirmar o nosso compromisso com a qualidade de vida da pessoa idosa, oferecendo não apenas cuidados em saúde, mas também espaços de escuta, convivência e valorização. Precisamos enxergar o idoso como protagonista da própria história, com direitos garantidos e respeito”, disse a coordenadora do Programa Municipal de Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa, Maria Liduína da Silveira.
No Dia Internacional, às 13h30, haverá roda de conversa no Espaço Avançado de Atendimento Integral ao Idoso, no Jardim Catarina. No dia 3, às 14h, os idosos poderão participar de atividades culturais, educativas e recreativas, além de palestra sobre envelhecimento saudável no espaço. E no dia 10 de outubro, a ação vai acontecer no Polo Sanitário Augusto Sena, em Rio do Ouro, às 9h30.
Nas ações, profissionais da saúde, assistência social e psicologia vão reforçar a importância da promoção do envelhecimento ativo e da atenção integral à saúde do idoso. Elas têm como objetivo promover a integração entre os idosos, incentivar o autocuidado e fortalecer políticas públicas voltadas ao envelhecimento com dignidade. Os encontros contam com momentos lúdicos e culturais.
O Dia Internacional da Pessoa Idosa, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), busca chamar a atenção para as questões do envelhecimento e da necessidade de garantir direitos, autonomia e qualidade de vida para os idosos.
Autor: Ascom
Foto: Renan Otto
Notícias relacionadas
Mais Acessados