Início > Saúde > São Gonçalo expande reformas em unidades de saúde

São Gonçalo expande reformas em unidades de saúde

Publicado em:  21/12/2023

Centros de atenção psicossocial e RTs receberão intervenções

A Secretaria de Saúde e Defesa Civil da Prefeitura de São Gonçalo vai realizar manutenção em todos os centros de atenção psicossocial (Caps) e residências terapêuticas (RTs) da cidade. A atenção aos equipamentos de saúde mental também é prioridade no governo do Capitão Nelson. O Caps do Centro já começou a receber as melhorias e o Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (Capsi) de Alcântara entra em obras essa semana.

As obras de manutenção incluem revisão na rede elétrica e hidráulica, troca de materiais danificados, como portas, vidros, torneiras, descargas, forros e sifões; e pintura completa para dar mais dignidade aos atendimentos dos pacientes dos Caps. Os equipamentos – através de equipe multiprofissional – acompanham a saúde mental e oferecem assistência para estimular a autonomia, restabelecer os vínculos familiares e reinserir o usuário na sociedade.

Além dos Caps, cinco RTs já receberam obras e outras duas estão recebendo as manutenções da equipe de engenharia. As residências abrigam moradores provenientes de longas internações e que foram desinstitucionalizados e são casas para aqueles que não têm como voltar para as suas famílias. Na residência, eles têm acompanhamento médico e supervisão diária.

“Estamos dando atenção a todas as áreas. É uma determinação do prefeito Capitão Nelson. E não podíamos esquecer da saúde mental, um setor que tanto carece de cuidados especiais permanentes. Por isso, começamos a fazer as manutenções necessárias para os usuários dos Caps e moradores das RTs sentirem-se mais acolhidos e os funcionários poderem dar atendimento mais humanizado”, disse o subsecretário de Atenção Especializada, Vinícius Quintam.

Endereços dos equipamentos:

Caps Paulo Marcos Costa