Saúde e Defesa Civil
São Gonçalo vacina grupos prioritários contra gripe neste sábado
02/05/2025
Mais um consultório odontológico será inaugurado
A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, através da Subsecretaria de Odontologia, vai inaugurar mais um consultório dentário na próxima quinta-feira (10), às 10h. Desta vez, os moradores do Jardim Alcântara serão beneficiados na Unidade de Saúde da Família Josyandra de Moura Mesquita. No local, os gonçalenses poderão realizar exames clínicos, profilaxia oral (limpeza), aplicação de flúor, restaurações, extrações dentárias e receberão orientações sobre higiene bucal e encaminhamentos para as especialidades odontológicas (CEO), quando necessário.
“Estamos avançando no atendimento da saúde bucal. O espaço é todo novo e um pedido do Capitão Nelson. A ampliação de equipes de saúde bucal dentro das unidades de saúde vai continuar. Estamos trabalhando para que outros novos consultórios odontológicos sejam inaugurados neste semestre. O cuidado com a saúde bucal é muito importante para prevenir outras doenças”, disse o subsecretário de Saúde Bucal, Dr. Paulo Alberto do Nascimento.
Com mais este espaço, a cidade passa a ter 126 consultórios odontológicos com 111 equipes de Saúde Bucal na Estratégia Saúde da Família distribuídas em 50 bairros, além das seis equipes de saúde bucal na Atenção Primária. Além dos consultórios em unidades de saúde, há a previsão de instalação de consultórios odontológicos em três colégios municipais: Estephânia de Carvalho, Ernani Faria e Castello Branco.
Para ter acesso aos atendimentos de saúde bucal, os gonçalenses devem procurar as unidades de saúde mais próximas de sua residência que têm esse atendimento para marcar consulta.
Atenção hospitalar – Para aumentar os atendimentos também para os pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Pronto Socorro Central, no Zé Garoto, enfermeiros e técnicos estão sendo capacitados para fazer a limpeza bucal deste público. Os treinamentos são realizados pelo cirurgião-dentista, Dr. Davi Almeida, através de demonstração do mesmo protocolo utilizado nos pacientes pela equipe de dentistas.
Este trabalho acontece desde julho do ano passado, quando foi implantado o serviço na cidade. “São muitos os benefícios oferecidos pela Odontologia Hospitalar como: redução de pneumonias associadas à ventilação mecânica; redução de custos e de tempo de internação do paciente; diminuição do gasto com antibiótico de alto custo e prescrição de medicamentos; diagnóstico precoce de doenças graves e queda de indicação de nutrição parenteral. Melhorando assim, a qualidade de vida do paciente”, finalizou Dr. Paulo Alberto.
Autor: Ascom
Foto: Renan Otto
Fonte: Ascom
Notícias relacionadas
Mais Acessados