Início > Cultura e Turismo > São Gonçalo encerra neste sábado a Semana da Umbanda

São Gonçalo encerra neste sábado a Semana da Umbanda

Publicado em:  19/11/2021

Teatro Municipal será palco do lançamento do site MuseUmbanda

A 1ª Semana da Umbanda de São Gonçalo chega ao fim neste sábado (20) com o lançamento do site MuseUmbanda, que irá abordar a importância da luta contra a intolerância religiosa, com a presença dos autores do Projeto MuseUmbanda e integrantes da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura. Como convidados, os autores Alexandre Cumino, José Beniste, Cláudia Alexandre e o jornalista Marcelo Fritz. O lançamento acontece às 19h, no Teatro Municipal de São Gonçalo.

Durante a semana, diversas ações foram realizadas para divulgar a religião. Com o apoio das secretarias de Turismo e Cultura e Assistência Social, foi realizada nesta sexta-feira (19) a 2ª Cerimônia Marco Zero da Umbanda em São Gonçalo, na Câmara Municipal, no Centro. O evento contou com apresentação cultural, lançamento do artigo científico “Lugar de luta e memória: A construção do Marco Zero da Umbanda em São Gonçalo/RJ” e uma homenagem com entrega de 26 moções de aplausos, concedidas pelo vereador Jorge Mariola, para os dirigentes gonçalenses das religiões afro-brasileiras.

“Esse evento está dentro do grupo de atividade que está acontecendo na Semana da Umbanda, que é lei em São Gonçalo. Recebemos aqui os irmãos umbandistas da cidade para essa importante ação em prol do Sagrado Religioso de Umbanda, religião que teve sua fundação em São Gonçalo há 113 anos. Esse é um importante evento de afirmação da nossa religião, que passa uma mensagem de que São Gonçalo precisa ser exemplo no combate à intolerância religiosa”, disse Waguinho Macumba, da Coordenadoria Municipal de Igualdade Racial.

Semana – O evento teve início na quinta-feira passada (11), com a mesa de debates “As outras Umbandas”, com participação da Comissão Organizadora da 1ª Semana da Umbanda de São Gonçalo. O encontro contou com a presença de Mãe Flávia Pinto, Pai Junior D’Oxóssi, Pai Pablo Santa Clara e Mãe Ana D’Iemanjá, no Centro Cultural Joaquim Lavoura.

Já na terça-feira (16), teve mesa de debates “Umbanda, Zélio e São Gonçalo”, também com a comissão organizadora da 1ª Semana da Umbanda. Como convidados, os professores Rui Aniceto, Luciano Tardock, Camila Fogaça e Pedro Rebelo. O evento aconteceu no Centro Cultural Joaquim Lavoura.

História – O município de São Gonçalo é considerado o berço da anunciação da Umbanda, uma religião brasileira com elementos de religiões africanas, indígenas e cristãs. Especificamente no dia 15 de novembro de 1908, no bairro de Neves, houve a primeira manifestação do Caboclo das Sete Encruzilhadas. Na ocasião, foi anunciada ao mundo a Umbanda, uma “manifestação do espírito para a caridade”.

Nesses 113 anos de existência, a religião se expandiu, ultrapassando os limites de São Gonçalo. Durante esses anos, muitos foram os desafios para manter a religião viva. A Umbanda foi vítima de perseguições e apagamentos históricos em muitos episódios.

Em janeiro de 2020, o atual secretário de Turismo e Cultura, então vereador Lucas Muniz, aprovou a “Semana da Umbanda em São Gonçalo”, lei que garantiu a criação de eventos que tragam visibilidade, respeitabilidade e reconhecimento a essa religião na cidade.

Foto: Julio Diniz