Início > Desenvolvimento Econômico > São Gonçalo é destaque na geração de empregos

São Gonçalo é destaque na geração de empregos

Publicado em:  04/02/2022

Município registou mais de 5,2 mil novas vagas de trabalho formais

A cidade de São Gonçalo se destacou no índice de geração de empregos entre os municípios situados no leste da Baía de Guanabara. O município fechou o ano de 2021 com um saldo positivo de mais de 5,2 mil postos de trabalho formais gerados. O levantamento foi divulgado na última quarta-feira (2) pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), através da plataforma Retratos Regionais.

As cidades de São Gonçalo, Niterói, Itaboraí, Maricá, Tanguá e Rio Bonito, registraram juntas, 17.658 novos postos de trabalho formais gerados em 2021. Entre os municípios ao leste da Baía de Guanabara, São Gonçalo ficou na segunda colocação de geração de empregos, com 5.233 postos de trabalho gerados. A primeira colocação ficou com Niterói. O resultado mostra a retomada econômica nessa região, que em 2020 teve saldo negativo com menos 8.478 postos de trabalho.

“No início de 2021 encontramos um cenário de pandemia e recessão econômica, um desafio grande e, por isso, a determinação do Prefeito Capitão Nelson era gerar um ambiente favorável para todos os empresários da cidade. Nesta linha trabalhamos na desburocratização e segurança jurídica para os negócios. E ao final de um ano de muito trabalho conseguimos trazer novas empresas e terminar com um saldo positivo nos novos postos de emprego”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico de São Gonçalo, Márcio Picanço.

A análise da região agregou todos os setores econômicos das cidades, como indústria, comércio, serviços e agropecuária. No acumulado de 2021, a indústria em São Gonçalo registrou 967 novos postos de trabalho, enquanto Niterói registrou 3.361 novas vagas, garantindo aos municípios os melhores resultados no setor industrial do leste metropolitano. Essa alta foi garantida pelo bom desempenho dos setores de manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos e serviços de utilidade pública.

Registro dos dados

A plataforma Retratos Regionais da Firjan realiza sua análises levando em conta o saldo de empregos formais disponibilizados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).