Início > Coronavírus > São Gonçalo divulga resultado de teste RT-PCR em 15 minutos

São Gonçalo divulga resultado de teste RT-PCR em 15 minutos

Compartilhe isso:


Publicado em:  02/08/2021

Município altera procedimentos para exames de covid-19

O município de São Gonçalo começa a realizar o teste molecular, um dos exames mais completos para a detecção do coronavírus, com resultado liberado em 15 minutos. Este tipo de exame está disponível apenas no Centro de Triagem, no Zé Garoto, e será ofertado para casos específicos, após avaliação médica do quadro clínico de cada paciente. A mudança no tempo do resultado faz de São Gonçalo a única cidade no Estado a ter este serviço. O objetivo é confirmar a doença mais rápido devido à variante Delta.

“O teste molecular diagnostica a doença nos primeiros dias de contágio. Tendo o resultado em 15 minutos, apesar de não ter como detectar qual é a variante, conseguimos a confirmação da doença, se positivo, colocando o indivíduo em isolamento para evitar a contaminação de outras pessoas e a evolução da doença. Com relação aos exames e qual o paciente vai fazer, depende de avaliação médica”, disse o coordenador do Cievs São Gonçalo, Raphael Rangel, lembrando que a cidade não tem nenhum caso confirmado da variante.

O objetivo da Secretaria de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo é diminuir os locais que realizam os testes rápidos para detectar o coronavírus e aumentar os locais que realizam o RT-PCR (o teste do cotonete) que, normalmente, é entregue entre cinco e sete dias. Atualmente, oito locais fazem o teste rápido, quatro a menos dos locais iniciais. A retirada de quatro pontos se dá pela baixa procura e pelo avanço da vacinação na cidade para todos os gonçalenses com mais de 18 anos, o que já refletiu positivamente na baixa dos números de casos.

Os locais que deixaram de realizar os exames são: PAM Neves, PAM Alcântara, Polo Sanitário Augusto Sena, em Rio do Ouro e Polo Sanitário Hélio Cruz, em Alcântara. “A nossa intenção é diminuir os testes rápidos, exatamente por conta da vacinação avançada. E ampliar o RT-PCR, que faz o diagnóstico se a doença está ativa e é nosso padrão ouro. Os PAMs podem retornar fazendo este tipo de exame futuramente”, explicou a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Melissa de Mello.

Na cidade, já foram feitos 596.099 mil exames, sendo 504.726 testes rápidos de anticorpos, 4.500 testes rápidos de antígenos e outros 86.873 mil RT-PCR, desde o início da pandemia. Deste total, foram confirmados 110.047 mil casos. O município, nos meses de pico da doença, realizava uma média de 3,5 mil exames por semana. Nas últimas semanas, o número caiu para menos de 2,5 mil.

Os exames para detectar a doença podem ser feitos por aqueles que estão com sintomas do coronavírus ou com quem teve contato com quem está com a doença. Os tipos de exames realizados em cada indivíduo depende do tempo que está com os sintomas ou que teve contato com pessoa infectada.

Locais dos exames:

Centro de Triagem ao Coronavírus, no Zé Garoto, diariamente, das 8h às 18h;

PAM Coelho; Clínica Municipal Gonçalense Barro Vermelho; Polo Sanitário Jorge Teixeira de Lima, no Jardim Catarina e Polo Sanitário Paulo Marques Rangel, no Porto do Rosa, de segunda a sexta, das 9h às 16h;

Clínica da Criança (0 a 12 anos), de segunda a sexta, das 9h às 17h;

Clínica Municipal Gonçalense do Mutondo: de segunda a sexta, das 8h às 20h; e sábado, das 8h às 13h;

O Hospital Franciscano Nossa Senhora das Graças, Lagoinha, diariamente, 24h;

Tipos de exames:

Rápido imunológico e sorologia – realizados através do sangue

Rápido de antígeno e RT-PCR (swab) – realizado através de fluidos nasais ou orais

Autor: Ascom
Foto: Renan Otto
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content