Saúde e Defesa Civil
Saúde reforça ações para controle do mosquito da dengue
04/05/2025
O Município de São Gonçalo está distribuindo as carteiras de vacinação para adultos. Desde o dia 1° junho, toda pessoa maior de 18 anos que se imunizar em uma unidade de saúde com sala de vacinação de rotina, receberá a carteira de vacinação, caso não tenha uma de outro tipo. Esta é a primeira vez em que o município adota este formato, e ao todo serão distribuídas inicialmente 46.800 cadernetas. O objetivo é centralizar os dados de todas as vacinas tomadas em um único lugar.
A carteira de vacinação é um documento de melhor qualidade, além de evitar que haja a revacinação em casos de perda de comprovantes. Os exemplares estão disponíveis à população adulta que se vacinar nos Polos Sanitários, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), nas Unidades de Saúde da Família (USF) e nos dois Postos de Atendimento Médico (PAM) Neves e Coelho.
“É fundamental não só mobilizarmos a população, mas, garantir que a imunização chegue até cada pessoa. Disponibilizamos nossas equipes e através da Atenção Básica temos conseguido alcançar a população em nossas 71 salas de vacinação”, destacou o prefeito José Luiz Nanci.
As vacinas normalmente são associadas às crianças, mas os adultos também possuem um calendário de vacinação a ser cumprido. Estar em dia com a imunização ajuda a proteger desde doenças mais simples, até outras mais graves. Sem contar que pessoa não imunizada pode ser transmissora da doença em potencial.
“Essa caderneta neste formato é inédita aqui no município e irá centralizar todas as informações de vacina do paciente em um único documento. Além de evitar que o paciente tenha vários comprovantes de vacinação. Também como ela remete a lembrança de um documento o usuário tem mais cuidado para não perdê-lo”, disse o coordenador do Programa de Imunização, Rafael Vidal.
As vacinas mais comuns para os adultos e que estão disponíveis na rede pública de saúde são: Dupla adulto – dt (difteria e tétano), Influenza (gripe), Febre Amarela, Hepatite B, Tríplice Viral (caxumba, rubéola e sarampo) e Dupla Viral (Sarampo e rubéola).
“Convocamos toda nossa linha de frente que atua na atenção primária à saúde para juntos traçarmos essas estratégias de levar toda equipe de atenção primária, técnicos de enfermagem, agentes comunitários, enfermeiros para cumprir mais uma medida para proteger a população”, explica a subsecretária de Atenção Básica, Maria Auxiliadora Rodrigues.
Autor: Rafael dos Santos Thomas
Foto: Jonas Guimarães
Fonte: Ascom
Notícias relacionadas
Mais Acessados